Ver todas

Back

MEYLE com oferta diferenciada para o aftermarket

30 Abril, 2025

A MEYLE esteve na Motortec para fazer demonstrações ao vivo dos seus produtos e soluções mas também para apresentar a plataforma do Model S que mostra, pela primeira vez, onde estão instalados os produtos e soluções da marca.

Pela 10ª vez na Motortec, a MEYLE tinha em destaque os mais recentes produtos da marca, incluindo o braço de controlo da suspensão traseira para a plataforma MQB do Grupo Volkswagen, a barra de direcção pré-montada e a transmissão para o Volvo XC60.

Braço de Controlo MEYLE HD para Eixo Traseiro do VW Golf 7

O TÜV (Associação Técnica de Inspecção Alemã) identificou que os braços de controlo do eixo traseiro dos veículos de tração dianteira são propensos à corrosão. Perante isto, os engenheiros da MEYLE realizaram uma análise detalhada ao VW Golf 7 e a outros modelos. A conclusão: os braços de controlo do eixo traseiro sofrem frequentemente corrosão severa, levando a que a mola, assentando sobre o braço, danifique o revestimento convencional, o que pode provocar ferrugem e, em casos mais graves, a rutura do braço e a queda da mola.

Isto deve-se ao design aberto do braço, conhecido como “guitarra”, que permite a acumulação constante de sujidade e água. Se o revestimento for danificado por projeção de pedras, a corrosão progride no metal, podendo enfraquecê-lo até a mola perfurar o braço.

Para colmatar esta situação, a MEYLE desenvolveu o braço de controlo MEYLE HD com revestimento de flocos de zinco, menos suscetível a impactos de pedras (graças à chamada camada “sacrificial”) e muito mais resistente à corrosão do que a peça de origem. Além disso, apresenta uma resistência à tração muito superior. Com esta solução, garante-se maior segurança e uma durabilidade significativamente superior.

Este braço de controlo MEYLE HD abrange um parque automóvel superior a 12 milhões de veículos em todo o mundo.

Rótula de Direção Pré-Montada MEYLE HD/ORIGINAL

Para as oficinas, são os produtos ajustados às necessidades diárias que fazem a diferença. Não se trata apenas de kits práticos que incluem as ferramentas necessárias, mas de soluções inteligentes que tornam todo o processo de reparação mais eficiente. No caso das rótulas de direção, o mais moroso e trabalhoso não é propriamente a substituição dos componentes individuais, mas sim a desmontagem das várias peças.

A pensar nisso, a MEYLE desenvolveu uma rótula de direção pré-montada. O terminal de direção, a rótula axial e a proteção com braçadeiras são fornecidos totalmente montados, permitindo ao mecânico substituir a rótula completa sem ter de desmontar peças separadas. Além disso, o profissional recebe todas as peças necessárias numa única unidade, incluindo o material de montagem, eliminando a necessidade de procurar e encomendar componentes em separado. Esta solução tudo-em-um também permite poupar em material de embalagem, espaço de armazenamento e custos de transporte.

Esta solução prática de reparação está disponível na qualidade MEYLE HD ou MEYLE ORIGINAL, consoante o modelo de referência, e cobre um parque automóvel de cerca de 83 milhões de veículos na Europa.

Veio de Transmissão MEYLE ORIGINAL para Volvo XC60

Os veios de transmissão convencionais oferecem uma flexibilidade e compensação de comprimento limitadas, o que resulta numa articulação de eixo reduzida. Isto afeta o desempenho do veículo em situações mais exigentes. Ao mesmo tempo, a construção pesada dos veios tradicionais representa um esforço adicional para o veículo.

O veio de transmissão MEYLE ORIGINAL com unidade de deslocamento linear (ballspline) para o Volvo XC60 apresenta uma solução eficaz. Graças a uma amplitude de deslocamento superior — 60-100 mm, face aos 40-50 mm dos veios convencionais — este componente permite um aumento significativo da articulação do eixo, especialmente importante no segmento off-road e SUV. A tecnologia ballspline permite ainda maiores ângulos de flexão e uma maior compensação de comprimento, aumentando assim consideravelmente a capacidade fora de estrada do veículo.

Para além disso, o design compacto da unidade de deslocamento linear permite uma redução significativa de peso, diminuindo a massa não suspensa do veículo, o que se traduz numa melhoria da condução e conforto, sobretudo fora de estrada. A junta exterior de oito esferas utilizada pela MEYLE poupa espaço e peso quando comparada com as tradicionais de seis esferas. Estas juntas são pré-lubrificadas com uma massa de elevada performance para garantir uma longa vida útil e um desempenho fiável. Como benefício adicional, o parafuso de fixação é fornecido com revestimento Loctite (agente de bloqueio especial), de acordo com as especificações do fabricante de equipamento original, garantindo maior fiabilidade e segurança. Estes detalhes contribuem para a qualidade e durabilidade do novo veio de transmissão.

Com este veio de transmissão MEYLE, o Volvo XC60 fica plenamente preparado para os terrenos mais exigentes — uma vantagem clara para cerca de 500.000 veículos.

Módulo Tesla

No espaço da MEYLE, o módulo Tesla foi um dos grandes atrativos do stand. Neste poderiam ser vistas todas as peças que a MEYLE já disponibiliza para este tipo de veículo, assim como a sua localização especifica e funcionalidade. Trata-se de uma forma muito didática de mostrar as peças num veículo, neste caso um Tesla.

 

 

PALAVRAS-CHAVE