Ver todas

Back

MEYLE olha para as oficinas que apostam na mobilidade elétrica

12 Agosto, 2024

A MEYLE divulga alguns resultados de um estudo feito juntamente de oficinas sobre a mobilidade elétrica. Uma em cada cinco oficinas independentes continuará a depender exclusivamente de motores de combustão nos próximos 10 anos.

Algumas oficinas já estão a preparar-se para a mudança no mercado independente de pós-venda em direção à mobilidade elétrica, enquanto outras nem sequer estão a considerar a transformação da indústria automóvel.

Nos próximos dez anos, cerca de 40% planeiam gerar a maior parte da sua receita a partir de carros elétricos. Uma em cada cinco oficinas independentes continuará a depender exclusivamente de motores de combustão. Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela MEYLE e pela empresa de pesquisa de mercado INNOFACT AG entre oficinas independentes de língua alemã.

À medida que a indústria passa por mudanças significativas, o estudo fornece uma visão importante da perspetiva dos funcionários e proprietários de oficinas como partes interessadas centrais do IAM. Outros resultados-chave:

– Necessidade de formação em alta voltagem: 40% dos inquiridos já têm carros elétricos na sua oficina pelo menos uma ou várias vezes por semana. No entanto, oito em cada dez oficinas não têm as qualificações necessárias para lidar com sistemas de alta voltagem enquanto estão sob tensão.

– Fabricantes de peças como principais parceiros: 64% apontam os fabricantes de peças como os parceiros mais importantes das oficinas independentes, seguidos por fornecedores de software e ferramentas de diagnóstico (58%) e grossistas (52%).

– Atividades comerciais mais relevantes para o futuro: Reparação e manutenção de sistemas de assistência ao condutor (83%), eliminação e reciclagem ambientalmente amigável de baterias (77%), otimização de software para aumentar o desempenho da oficina (75%).

Sobre o estudo

A MEYLE e a empresa de pesquisa de mercado INNOFACT AG inquiriram 274 oficinas na Alemanha, Áustria e Suíça sobre os desafios e oportunidades atuais e futuros para o mercado independente de pós-venda. O estudo faz parte da iniciativa “IAM:CONNECT” da MEYLE, que visa promover o diálogo e a colaboração dentro da indústria para navegar juntos por este período de mudança.

PALAVRAS-CHAVE