A Meyle tem feito uma forte aposta nos componentes eletrónicos, que são hoje imprescindíveis em qualquer veículo, nomeadamente deste que as normas Euro foram institucionalizadas. Dominik Overmann, da Meyle, explica alguns detalhes importantes sobre esta tipologia de produtos.
Os assistentes eletrónicos são praticamente imprescindíveis nos veículos modernos sendo que a sua quantidade está em constante crescimento e a comunicação entre os componentes e sistemas individuais tem-se tornado mais complexa.
Seguindo as três “megatendências” (condução automatizada, eficiência energética e digitalização de veículos) a abrangência de sistemas de assistência, dos pacotes conforto e dos sistemas eletrónicos no conjunto propulsor e no sistema de gases de escape tem vindo a crescer o que implica um aumento da quantidade de sensores e aparelhos de comando utilizados.
O funcionamento eficiente do veículo só pode ser assegurado se existir uma comunicação perfeita entre todos estes componentes. Estes componentes eletrónicos produzem, hoje em dia, uma infinidade de dados que tem de ser correta e integralmente processada.
No decurso do desenvolvimento rápido dos chamados Advanced Driver Assistance Systems (ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), a perspetiva é que o volume de dados vá aumentando.
Dominik Overmann*, diretor da equipa de produtos de eletrónica da Meyle, apresenta algumas visões da equipa de desenvolvimento do fabricante de Hamburgo.
O mercado de componentes eletrónicos está em crescimento. De que forma isso se manifesta na Meyle e qual a sua resposta à crescente procura?
Dominik Overmann: Há muito tempo que os componentes eletrónicos garantem a segurança funcional nos veículos. Mesmo a tendência no sentido de os sistemas eletrónicos serem cada vez mais usados para uma maior eficiência de acionamento não é novidade e é continuamente aplicada visando a mobilidade sustentável. Desde há alguns anos que a quantidade de sistemas de assistência e segurança vem crescendo muito rapidamente. A partir de 2022, há 30 sistemas de assistência adicionais que passarão a ser obrigatórios em todos os novos veículos homologados para a UE, o que implicará o aumento da integração de componentes eletrónicos no veículo.
Por esse motivo, já há alguns anos que a Meyle amplia constantemente o seu portfólio de eletrónica de forma direcionada sendo que conseguimos introduzir aproximadamente 1600 novos componentes eletrónicos no mercado. Daremos continuidade a este desenvolvimento de forma coerente e acelerada, e, para este ano, prevemos um aumento do portfólio para aproximadamente o dobro do que é atualmente. Em geral, na Meyle, o desenvolvimento, os pedidos dos clientes e os desenvolvimentos do mercado estão intimamente ligados para que possamos oferecer um portfólio de produtos apropriado às oficinas e aos condutores. Neste contexto, as nossas exigências de qualidade são elevadíssimas.
Para as oficinas, não importa apenas o portfólio ser abrangente mas também a identificação correta das peças. Nesse sentido, quais as particularidades relativamente aos componentes eletrónicos?
Dominik Overmann: Tal como já acontece com todas as outras peças de substituição, em primeiro lugar, importa que os componentes eletrónicos sejam fisicamente compatíveis. Isto significa na prática, que tem de estar montada a ficha correta e o comprimento do cabo tem de ser adequado. Também os sinais dos sensores, as resistências, a tensão e o consumo de corrente devem corresponder às respetivas especificações a fim de assegurar o funcionamento perfeito. Se forem instaladas peças incorretas, podem ocorrer falhas funcionais que poderão provocar danos no veículo. Isso, por sua vez, iria causar permanências prolongadas ou idas repetidas à oficina.
Quais são as soluções que a Meyle oferece para o desenvolvimento dos dados de produto e de aplicação para que nem sequer cheguem a ser instaladas peças incorretas?
Dominik Overmann: Logo durante a fase de desenvolvimento de novos produtos existe uma estreita colaboração entre os engenheiros e gestores de dados de aplicação. Se os sensores forem idênticos em termos de especificações técnicas, p. ex., e a única diferença consistir na cor das fichas, iremos agrupá-los coerentemente. Para descobrir estes aspetos, é necessário executar testes minuciosos e colaborar estreitamente em equipa. Outros parâmetros a ter em conta no que concerne aos componentes eletrónicos são as substituições de números de peças originais ou também as delimitações de códigos de motor. Para assegurar uma comunicação sempre perfeita entre os diferentes componentes é essencial que se instalem as peças corretas. Isto contribui para que os veículos funcionem bem durante mais tempo e também para a satisfação dos clientes.
A Meyle promete “melhores dados” às oficinas. O que quer isso dizer efetivamente? De que forma a Meyle consegue assegurar que a qualidade dos dados dos produtos seja a mais elevada possível?
Dominik Overmann: Há algum tempo que nós decidimos que os gestores de produtos, os engenheiros e os gestores de dados de aplicação devem trabalhar em conjunto para que, além da elevada qualidade dos produtos, também possamos garantir a máxima qualidade dos dados de aplicação dos nossos componentes eletrónicos.
Também desenvolvemos sistemas que permitem uma gestão de dados de produtos suportada por sistema, a fim de atribuir completa e inequivocamente o componente eletrónico correto ao veículo correspondente. Deste modo, as cadeias de substituição dos números das peças originais são verificadas regularmente, com vista a detetar atempadamente o potencial de otimização e/ou de consolidação do nosso portfólio.
Acresce também que a nossa competência enquanto fabricante desempenha um papel de relevo: Os engenheiros da Meyle não só conhecem as especificações da colaboração com as próprias fábricas, como também definem estes padrões rigorosos para todos os componentes eletrónicos, 100% em conformidade com as especificações OE – e mais além.
Pode dar-nos alguns exemplos disso no portfólio da Meyle?
Dominik Overmann: Nos produtos da concorrência, diferentes sensores da temperatura dos gases de escape chegam a ter até três números de produto diferentes. A MEYLE consegue combinar tudo isto num artigo sem comprometer as especificações individuais. Para os nossos clientes, isto representa uma otimização em termos de logística de armazenamento, com menos artigos, uma maior taxa de rotatividade e, como já foi dito, sem comprometer a qualidade. Uma outra característica que nos distingue é o nosso novo conjunto de reparação de sensores de ABS MEYLE. Neste contexto, graças à proximidade com a oficina, conseguimos desenvolver uma solução que permite aos clientes substituir o anel de sensor e o respetivo sensor ABS sem que, para tal, tenha de se substituir o cubo da roda preservando o funcionamento perfeito deste. A MEYLE é o primeiro fabricante com uma solução completa como esta no mercado.
Mais informações sobre o MEYLE-KITS: www.meyle.com/en/meyle-kits
*Dominik Overmann dirige a equipa de produtos de eletrónica do fabricante de Hamburgo MEYLE AG, sendo, juntamente com a sua equipa, responsável pela gestão de produtos assim como pela ampliação estratégica da gama de componentes eletrónicos de alta qualidade. O engenheiro de 34 anos trabalha na MEYLE há mais de 3 anos, tendo, já antes disso, um passado ligado a fabricantes e outros agentes do mercado pós-venda.