Ver todas

Back

Michelin desenvolve sistema de monitorização dos pneus em tempo real

24 Junho, 2022
327 Visualizações

O desenvolvimento de pneus para veículos elétricos levou a Michelin e a Hyundai a efetuarem um acordo que visa o aumento da percentagem de materiais sustentáveis nos pneus e no desenvolvimento de um sistema de controlo dos pneus mediante a análise do desgaste.

O compromisso da Michelin, através da sua estratégia “Tudo Sustentável”, é que, em 2030, todos os seus pneus sejam fabricados com 40% de materiais biodegradáveis e de origem ecológica, e elevar essa cifra até alcançar 100% em 2050. Para tal, e sempre com o objetivo de continuar a ser líder na mobilidade sustentável, a Michelin conta com 7 centros de investigação e desenvolvimento, nos quais trabalham mais de 6000 pessoas dedicadas a I+D em 350 áreas de especialização, e mantém acordos de colaboração com fabricantes de automóveis e com empresas de referência em inovação e tecnologia.

Uma evidência é a parceria iniciada com o Hyundai Motor Group, em 2017, para intercambio de tecnologia, e para o desenvolvimento dos pneus destinados ao Hyundai IONIQ 5 de propulsão elétrica, que agora se prolonga por mais três anos. A assinatura do prolongamento do acordo teve lugar no passado dia 17 de junho, no Centro de Investigação da Hyundai em Namyang (Coreia do Sul), num ato que contou com a presença de Bong-soo Kim, responsável do Centro de Desenvolvimento de Chassis do Hyundai Motor Group, e de Georges Levy, responsável de Equipamento de Origem para Automóveis da Michelin.

Ao longo destes três anos, a colaboração irá centrar-se no desenvolvimento de pneus com uma maior percentagem de materiais sustentáveis e otimizados para adaptarem-se às características das futuras gerações de veículos elétricos. Também está contemplado o desenvolvimento de um sistema de monitorização dos pneus em tempo real, que permitirá aos fabricantes de automóveis continuar a progredir na tecnologia de condução autónoma.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE