A Michelin e a Porsche estão a trabalhar em parceria na mobilidade sustentável. O Porsche GT4 ePerformance 100% elétrico é equipado com pneus Michelin com 53% de materiais sustentáveis.
A Michelin colabora com o fabricante alemão de veículos desportivos na sua transição para a eletromobilidade, equipando o Porsche GT4 ePerformance com revolucionários pneus de alta performance que incluem 53% de materiais sustentáveis. A Michelin, ao abrigo da sua estratégia “Tudo Sustentável”, continua, assim, a progredir no seu compromisso de alcançar 100% de materiais de origem biológica, renováveis ou reciclados no fabrico dos seus pneus para 2050, com o objetivo de chegar já a 40% em 2030. Para esse ano, a Porsche tem previsto que, pelo menos, 80% dos veículos novos por si comercializados sejam de propulsão elétrica, e alcançar emissões neutras de CO2 em toda a cadeia de valor e no ciclo de vida dos seus modelos.
Nesta transição para a mobilidade elétrica, o Porsche GT4 ePerformance, apresentado pela primeira vez ao público no passado mês de junho, no Festival da Velocidade de Goodwood, é um protótipo de competição com que o construtor germânico abre um caminho para as corridas de veículos de propulsão elétrica para clientes Porsche.
A Michelin, que há muito utiliza a competição como laboratório de testes para desenvolver tecnologias que são transferidas para os pneus de estrada, vê no programa de corridas de veículos elétricos da Porsche uma oportunidade perfeita para acelerar o seu trabalho de inovação relacionado com a mobilidade sustentável, colocando o foco nos pneus fabricados com matérias-primas de origem biológica.
O Porsche GT4 ePerformance faz uso de um sistema de propulsão cem por cento elétrico, que supera os 735 kW (1000 cv) de potência na configuração para qualificação, e é capaz de oferecer 450 kW (612 CV) constantes durante 30 minutos, a duração de uma prova da atual Porsche Carrera Cup.
Os revolucionários pneus de competição desenvolvidos pela Michelin para este protótipo não só incorporam borracha natural e negro de fumo reciclado, proveniente de pneus fora de uso, como também contêm casca de laranja e de limão, resina de pinheiro, óleo de girassol e resíduos metálicos reciclados.