Nova geração de pneus Michelin para camião com classificação A em resistência ao rolamento para todos os eixos.
A Michelin lançou os seus novos pneus eficientes X Line Energy para utilização em longo curso como equipamento de origem para o conjunto camião semirreboque, o primeiro pneu do mercado para o eixo motriz com classificação A em resistência ao rolamento.
Concebidos para equipar o eixo de direção na dimensão 385/55 R 22.5 Michelin X Line Energy F, o eixo motriz na dimensão 315/70 R 22.5 X Line Energy D2 e para os eixos de semirreboque na dimensão 385/55 R 22.5 X Line Energy T, esta configuração permite obter o primeiro conjunto para longo curso com classificação A em resistência ao rolamento em todos os eixos, mediante a etiquetagem europeia.
Esta nova geração de pneus proporciona uma economia de até 1l/100 km em relação ao modelo anterior nas séries 70 e 55 , que tinham uma classificação por eixo B, B e A em resistência ao rolamento. Isto implica uma economia média de 1.400 €/ano/por conjunto em utilização longo curso (antes do reesculturado), com a qual se emitem menos 3.300 kg de CO2 ao ano por camião. Esta economia consegue-se mantendo o resto das performances, como a segurança e o rendimento quilométrico.
A classificação de A em resistência ao rolamento nos 315/70 R 22.5 X Line Energy D2 para o eixo motriz é conseguida graças a um conjunto de inovações que incorpora como o composto de borracha Full Silice, que aumenta a duração e reduz a resistência ao rolamento, a cintura InfiniCoil na cinta estabilizadora, que diminui a massa e a escultura com um piso que se regenera com a utilização.