O BlackCycle é um projeto de reciclagem que permitirá melhorar o tratamento dos pneus no final da sua vida útil. Para além da Michelin, outras entidades participam neste projeto que está a ser desenvolvido em cinco países.
O inovador projeto europeu BlackCycle, liderado pela Michelin, tem como objetivo criar, desenvolver e otimizar uma cadeia completa para a obtenção de matérias-primas secundárias (MPS), a partir de pneus usados, destinadas ao fabrico de pneus novos e a outras aplicações industriais. O consórcio europeu para o desenvolvimento do projeto BlackCycle integra 13 entidades de 5 países: França, Espanha, Alemanha, Grécia e Suíça.
Objetivo: una economia circular de pneus na Europa
Com um orçamento total de cerca de 16 milhões de euros, o BlackCycle conta com um financiamento europeu de aproximadamente 12 milhões de euros, através do programa Horizon 2020, dado que responde à política da UE no que diz respeito às alterações climáticas e à economia circular. O projeto, primeiro do género a nível mundial, permitirá:
- Incrementar a valorização material dos pneus em fim de vida
- Aumentar a utilização de materiais sustentáveis no fabrico de pneus novos
- Reduzir o consumo de recursos fósseis
Para tal, serão desenvolvidas soluções específicas, entre as quais se incluem a recolha dos pneus em fim de vida, a seleção das matérias primas secundárias ou a otimização dos processos de pirólise e de cozedura dos pneus, assim como a avaliação das prestações dos pneus produzidos de forma sustentável.
Anualmente, são comercializados cerca de 1600 milhões de pneus em todo o mundo, o que representa mais de 26 milhões de toneladas. Aproximadamente a mesma quantidade de pneus entram na categoria de fim de vida a cada ano, o que representa uma importante quantidade de material potencialmente reciclável que, atualmente, apenas é aproveitado de forma parcial. Tal deve-se ao facto de os atuais processos de tratamento dos pneus usados não serem circulares.
Ao oferecer uma alternativa económica e ambientalmente viável, o BlackCycle melhorará o tratamento dos pneus no final da sua vida útil. A evolução da gestão e reciclagem dos pneus em vinda permitirá criar empregos sustentáveis no seio da UE. A previsão é de que, num horizonte de cinco ou seis anos, cerca de um em cada dois pneus em fim de vida na Europa sejam incorporados neste ciclo.