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Michelin Valladolid chega aos 10 milhões de pneus renovados

6 Agosto, 2020

Em julho de 2020 foi alcançada a cifra de 10 milhões de pneus renovados na fábrica da Michelin de Valladolid.

Esta fábrica começou a fabricar pneus de turismo a 2 de outubro de 1973. No início de 1975 teve início a segunda fase de construção da instalação fabril, incluindo o arranque da oficina de renovação de pneus de camião e autocarro, que fabricou o seu primeiro pneu renovado no outono de 1975.

Atualmente, são produzidas na Michelin de Valladolid mais de 60 diferentes medidas de pneus renovados Michelin Remix, com destino a Espanha, Portugal e França. A maioria são “nominativos”, ou seja, que é devolvida ao cliente a sua própria carcaça uma vez renovada. Os pneus Michelin Remix são a referência no mercado pela sua qualidade e fiabilidade. Cumprem o regulamento UNECE R109 e possuem os mesmos índices de carga e de velocidade, assim como as marcações M+S e 3PMSF, que os de origem.

A renovação é um processo de fabrico de pneu que se integra na oferta de produto e serviços da marca Michelin para veículos industriais. Consiste na substituição da banda de rolamento gastada por uma nova, o que permite voltar a introduzir os pneus no circuito de distribuição.

Para fabricar os pneus Michelin Remix é utilizado um processo de renovação a quente, em que é realizada a renovação integral do pneu, utilizando unicamente carcaças da própria marca. No desenho e desenvolvimento destes pneus são utilizados a mesma estrutura, os mesmos compostos e o mesmo desenho de escultura que na sua versão original. Estas caraterísticas proporcionam aos pneus renovados uma banda de rolamento com uma geometria (profundidade, largura e desenho) similar à do mesmo pneu quando novo, o que permite alcançar prestações comparáveis, em termos de segurança como de performance.

A Michelin renova unicamente os pneus para camião, autocarro e avião, pois são os únicos concebidos, desenhados e fabricados para serem renovados, como parte da estratégia da Michelin para a economia circular, cujo objetivo é a criação de valor em cada etapa do ciclo de vida do produto, co, um foco “4R”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar. A reutilização dos pneus renovados prolonga a sua vida útil, retarda a sua entrada no fluxo de resíduos e beneficia o cliente (alta performance por uma pequena percentagem do custo de um pneu novo), assim como o meio ambiente.

A renovação permite, também, contribuir para um modelo de utilização dos pneus muito mais eco-responsável, ao reduzir o número de pneus novos necessários, o que representa um menor consumo de recursos naturais e da energia necessária para fabricá-los, contribuindo, assim, para um maior respeito pelo meio ambiente. Por comparação com um pneu de camião de gama baixa não renovável, um pneu renovado permite poupar:

  • 70% de recursos naturais (petróleo …)
  • 29% de uso da terra para o cultivo de héveas (árvore da borracha)
  • 24% de emissões de CO2
  • 21% de contaminação do ar
  • 19% de consumo de água

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