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Mikfil: Inovação e adaptação ao mercado

De uma pequena fábrica na em Matosinhos a referência no setor de filtros, a Mikfil tem-se adaptado continuamente às mudanças do mercado, mantendo a qualidade e a disponibilidade de produto como pilares da sua relação com os clientes.

Artigo publicado na edição n.º 118 da REVISTA PÓS-VENDA.

A trajetória da Mikfil, com quase cinquenta anos de história, é um verdadeiro testemunho de resiliência no setor do aftermarket. O que começou como uma pequena unidade fabril em Matosinhos, dedicada à produção de filtros para veículos ligeiros, transformou-se numa referência nacional, superando desafios e antecipando tendências. João Costa, gerente da Costa, Nunes & Costa, empresa que, em 1977, iniciou a produção nacional de filtros sob a designação Filcar, recorda os primeiros passos da marca: “Tínhamos uma grande vantagem, pois trabalhávamos com a Renault, que tinha na altura produção em Portugal, e nós éramos fornecedores da fábrica para todo o tipo de filtros.” Segundo o responsável, este vínculo estratégico com a Renault foi um fator decisivo para o crescimento da empresa, ao permitir uma entrada sólida no mercado de primeiro equipamento.

Mais tarde, após uma proposta para aquisição da Mikrofilt, marca italiana cujos produtos já comercializavam, foi concretizada a fusão entre a Filcar e a Mikrofilt. “Daí surgiu o nome Mikfil, por volta do ano 2000. Esta fusão não representou apenas uma mudança de nome, mas um ponto de viragem na nossa estratégia de produção”, explica João Costa. A empresa acabou por abandonar grande parte da produção interna, face à concorrência crescente e aos custos elevados em Portugal, que dificultavam a competição com os fabricantes asiáticos. “Atualmente, a produção própria é muito reduzida. A maioria dos produtos é importada e embalada com a marca Mikfil, proveniente de fornecedores premium, como forma de mantermos os nossos padrões de qualidade a um preço mais competitivo”, acrescenta.

Marcas

Além da sua marca principal, Mikfil — com foco predominante em veículos ligeiros e comerciais ligeiros, embora disponha também de alguma gama para pesados e industriais — a empresa comercializa outras marcas para responder às necessidades de diferentes segmentos de mercado. Uma das parcerias mais duradouras é com a Fil Filter, marca turca representada há mais de 15 anos, com uma linha de produtos orientada para os setores agrícola, industrial e de veículos pesados. “Tentamos canalizar cada marca para um setor específico”, explica João Costa.

A Mikfil representa ainda a marca JHF, há mais de 25 anos, focada sobretudo em veículos asiáticos, nomeadamente coreanos e japoneses. Tal como a Mikfil, a JHF está já bem implementada no mercado nacional e em mercados externos, como Angola, Cabo Verde e Moçambique. No que toca aos canais de venda, a Mikfil trabalha exclusivamente com retalhistas, evitando a venda direta a oficinas ou ao cliente final, tanto no segmento de ligeiros como de pesados. “Contudo, no setor agrícola e industrial, o funcionamento do mercado é distinto, o que permite ter alguns clientes finais nesta área”, acrescenta.

Eletrificação

Com o aumento de veículos elétricos no parque automóvel, João Costa admite que “muita coisa vai mudar na nossa estratégia, pois alguns filtros, como os de óleo, ar e combustível, vão deixar de existir. Antecipámos esta situação há muitos anos, o que levou a empresa a uma reflexão profunda, percebemos que, no espaço de 20 a 30 anos, o negócio poderia reduzir-se a um quarto do que é hoje.” Foi com esse cenário em mente que a Mikfil delineou uma estratégia de diversificação, apostando na entrada noutros mercados, como o agrícola e o industrial. “Estes são setores com grande dimensão e dinamismo. Temos vindo a investir em estudos de mercado e na aquisição de know-how ao longo dos últimos 15 anos. Apesar de serem mercados altamente competitivos em Portugal, apresentam muitas oportunidades.” A peça-chave dessa estratégia foi o estabelecimento de uma parceria sólida: “A nossa aposta passou por encontrar uma marca disposta a crescer connosco, e vice-versa. A Fil Filter, então praticamente desconhecida em Portugal, era já líder na produção de filtros na Turquia. Tornou-se a nossa parceira exclusiva neste segmento.” Hoje, os frutos dessa aposta estão à vista. “A cada ano que passa, estamos mais certos de que foi uma escolha acertada. O negócio dos ligeiros já está em declínio, impulsionado pelo crescimento do número de veículos elétricos no mercado português, enquanto os setores agrícola e industrial continuam a crescer.”

Ainda assim, o parque automóvel de usados e importados, que continua a ser muito expressivo, tem ajudado a sustentar as vendas na área dos ligeiros. “Mantemos também alguma produção específica para veículos mais antigos e clássicos, de modo a responder a um nicho de clientes fiéis e exigentes que continuam a procurar os nossos produtos”, acrescenta João Costa. “Na Costa, Nunes & Costa, Lda. temos sempre em mente o compromisso com os nossos clientes. Temos várias ferramentas de apoio, tais como website com catálogo dos nossos produtos e informações como equivalências, aplicações, imagens, instruções de montagem em alguns casos. Também dispomos de uma área reservada para clientes poderem efetuar encomendas online, consultar preços e stocks, entre outras informações de apoio. Alem disto tudo, estamos sempre disponíveis para ajudar e esclarecer os nossos clientes e possíveis contactos, através de email, telefone, ou até mesmo em alguns casos recorrendo a videoconferência, para identificar as soluções mais indicadas as situações que nos surgem”, conclui o mesmo responsável.

Exportação

Com o passar dos anos e o aumento da concorrência no mercado de filtros, foi necessária uma adaptação estratégica, e a Mikfil iniciou um processo de reorientação do seu modelo de negócio, o que implicou uma alteração no tipo de fabrico. “Embora os clientes fossem predominantemente nacionais, com cerca de 90% das vendas no mercado interno, começámos também a explorar, pouco a pouco, o caminho da exportação”, indica João Costa. “A exportação constitui hoje uma fatia importante do negócio da Mikfil, servindo como um apoio valioso nos períodos em que o mercado nacional possa não apresentar o melhor desempenho, embora Portugal continue a ser o foco principal. Além de Espanha e França, o mercado africano, em particular Cabo Verde, Angola e Moçambique, representa uma área de grande relevância para a Mikfil. Temos interesse em expandir para ainda mais países, e já chegámos a exportar para a Hungria e para a China”. Em relação à gestão de stocks, a Mikfil funciona com uma abordagem dupla, em que uma parte do stock serve o mercado nacional, e outra é destinada à exportação. “Esta diferenciação é crucial, uma vez que a gama de modelos e marcas no mercado português é mais vasta do que a exigida pelos mercados externos, especialmente em África”, conclui João Costa.

Sustentabilidade e inovação

A Mikfil tem demonstrado um compromisso crescente com a sustentabilidade, não só através da oferta de produtos específicos, mas também pela otimização dos seus processos de fabrico. A este nível, os produtos mais recentes comercializados pela empresa incluem:

• Filtros de óleo ecológicos: Os Filtros Mikfil Ecológicos são produzidos à base de materiais termoplásticos. A sua principal vantagem está no facto de que, após a utilização, apenas é substituído o elemento filtrante, que é totalmente incinerável. O objetivo é a redução de resíduos;

• Filtros de habitáculo: No que se refere à gama de produtos de habitáculo, a Mikfil comercializa os filtros convencionais e os de carvão ativado. Oferece também filtros de habitáculo com “polifenol”. Esta matéria confere propriedades antivíricas e um efeito antibacteriano, por forma a proteger o habitáculo do veículo dos maus cheiros e gases poluentes, fungos e bactérias;

Processos de fabrico sustentáveis

Para além da oferta de produtos específicos, a Mikfil estende o seu compromisso à forma como os seus filtros são produzidos. Os processos de fabrico dos filtros Mikfil são alinhados com práticas sustentáveis, minimizando o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade ecológica.

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