Ver todas

Back

Mobinov lança Digital Innovation Hub do setor automóvel

17 Janeiro, 2024
476 Visualizações

A Mobinov anunciou o lançamento do projeto “DIH 4 Global Automotive”, que pretende ser o Digital Innovation Hub do setor automóvel, em Portugal.

Este novo projeto tem como objetivo contribuir para acelerar e apoiar a transformação digital da cadeia de valor, tanto ao nível do produto como do processo, posicionando pequenas e médias empresas já existentes e startups no futuro da mobilidade. “DIH 4 Global Automotive” é o nome da iniciativa que se pretende assumir como um Digital Innovation Hub para o setor automóvel e que irá trabalhar ao nível do desenvolvimento de conceitos, produtos e componentes inovadores para o carro do futuro, apoiando, paralelamente, as organizações nas mudanças necessárias nos processos produtivos associados à indústria 4.0 e ao conceito de fábrica do futuro.

O primeiro evento, que marca a apresentação oficial do projeto, decorreu no dia 16 de janeiro, no CEiiA, em Matosinhos, e reuniu vários especialistas do setor automóvel. A sessão de abertura contou com a presença de Jorge Rosa, presidente da Mobinov, e de Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI. Seguiu-se a apresentação pormenorizada do “DIH 4 Global Automotive”, por Bruno Amaro, gestor de projetos na Mobinov. A conferência contou, ainda, com as apresentações de António Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança, e de Igor Matias, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, intervenções centradas na cibersugurança e inteligência artificial na transição digital, respetivamente.

A conceção do “DIH 4 Global Automotive” está assente em cinco pilares fundamentais, que deverão ser levados a cabo durante todo o projeto, que culmina em setembro de 2025: testar antes de investir, qualificar e formar as empresas com competências digitais, apoiar na procura de financiamento para investimento, atuar como facilitador na adoção de novas soluções e, ainda, prestar apoio a startups para fomentar o ecossistema de empreendedorismo, através de serviços de incubação/aceleração. A iniciativa será, também, um ponto de acesso à rede europeia EDIH (European Digital Innovation Hubs), que poderá ajudar as empresas a obter apoio de outros EDIH, caso necessário.

A Mobinov prevê, por isso, que o projeto preste apoio a mais de quatro centenas de empresas, que deverão pertencer ao setor da indústria automóvel ou que queiram desenvolver uma solução (produto ou serviço) que se enquadre na temática do “carro do futuro”. A especialização das empresas poderá variar, abrangendo empresas de tecnologia, assim como fabricantes de automóveis e fornecedores de componentes.

Todas as empresas integradas na iniciativa terão a oportunidade de colaborar na criação de soluções inovadoras para a indústria automóvel, ter acesso a recursos de pesquisa e desenvolvimento, participar em redes colaborativas e obter apoio para o desenvolvimento de produtos inovadores. As entidades poderão, ainda, usufruir dos serviços que o DIH irá prestar com um financiamento até 75 por cento.

Cluster automóvel 

cluster automóvel e a mobilidade do futuro estão fortemente influenciados pela transição energética e digital, exigindo inovação e adaptação às novas tecnologias. Neste mesmo âmbito, o DIH desempenha um papel crucial no cenário atual, visto que irá oferecer espaços e competências para as empresas testarem inovações e incorporarem tecnologias avançadas – fundamentais para a transição para veículos elétricos, digitalização e automação na produção.

Uma das prioridades do projeto será, também, o fornecimento de recursos e expertise em tecnologias de última geração, como inteligência artificial (IA), cibersegurança e computação de alto desempenho para a construção de fábricas inteligentes e para o desenvolvimento de veículos autónomos e conectados. Neste sentido, o DIH atuará como como um centro catalisador para a inovação, digitalização e integração de tecnologias avançadas, na indústria automóvel, impulsionando a sua evolução para atender às exigências da mobilidade do futuro.

Para Miguel Araújo, diretor-geral da Mobinov: “O DIH 4 Global Automotive poderá promover de forma sustentável o crescimento e a competitividade da indústria automóvel nacional e, por isso mesmo, a Mobinov está empenhada em trabalhar para que o projeto acrescente o maior valor possível às empresas que o integrem”. E refere, ainda: “Nunca se falou tanto em tecnologia e a indústria automóvel tem de ser reconhecida pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e que causem impactos positivos no mundo. A transição digital do setor poderá alavancar a competitividade do país, mas é indispensável que se crie um ambiente como este, propício à inovação, colaboração e adoção de novas tecnologias”.

O“DIH 4 Global Automotive” é um projeto apoiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. Mais informações sobre o Plano de Recuperação e Resiliência português disponíveis em:https://recuperarportugal.gov.pt/.

PALAVRAS-CHAVE