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Moticristo: Serviço abrangente e de futuro

16 Dezembro, 2024

Com investimentos contínuos em tecnologia, qualidade de serviço e foco no cliente, a MotiCristo tem vindo a posicionar-se para enfrentar os desafios do setor oficinal, com uma aposta clara no papel dos veículos elétricos no futuro do negócio.

Com 36 anos de existência, a Moticristo é uma empresa familiar que se consolidou no mercado oficinal português e mais concretamente na região de Mafra, através da qualidade e da  crescente expansão dos seus serviços. “AMoticristo teve início na venda de automóveis na zona de Igreja Nova, Mafra, e Queluz, e evoluiu para um modelo de negócio diversificado, que pretende responder às diversas necessidades do setor, desde vendas até reparações especializadas, passando pelas novas formas de mobilidade”, explicou Albano Magalhães, Diretor de Após-venda da Moticristo. “Inicialmente, era necessário garantirmos a rapidez e qualidade do serviço pós-venda aos veículos vendidos pela empresa, o que nos levou à criação de uma oficina. Esta oficina passou, mais tarde, a ser a principal área de negócio da Moticristo que, em 2002, expandiu as suas operações, adquirindo um espaçode 12 mil metros quadrados para integrar os serviços de mecânica, colisão e venda de peças, num só espaço”. A Moticristo possui um espaço dedicado ao serviço a veículos pesados nas suas instalações. Esta foi uma área do negócio que cresceu com a aquisição de uma empresa especializada em metalomecânica e uma divisão que se dedica principalmente à reparação e fabrico de cisternas de transporte de combustíveis. Além disso, os técnicos da Moticristo fazem também reparos de chapa e pintura nestes veículos. Entre os principais clientes estão entidades públicas, como a Força Aérea, aeroportos e outras empresas.

Serviços
A Moticristo oferece uma vasta gama de serviços, que passam pela mecânica, pneus e substituição de para-brisas atéà colisão, tanto para veículos de clientes particulares como empresas. Com acordos com seguradoras, a área de colisão tornou-se uma parte vital do negócio da Moticristo, onde os veículos elétricos têm já uma quota de mercado substancial. “Na colisão, reparamos todo o tipo de veículos. Temos acordos com seguradoras e a nível de colisão representam uma parte muito importante do negócio. Temos também grandes clientes de frotas de empresas. Além destes serviços, a Moticristo introduziu recentemente o segmento de rent-a-car, um complemento estratégico, especialmente devido ao aumento do turismo na região de Mafra e Ericeira. “O serviço procura não só chegar aos turistas, mas também a clientes da oficina que necessitamde veículos de substituição enquanto os seus veículos são reparados. Tentamos fazer um ciclo, que começa na venda do automóvel, passa pela assistência na oficina, serviço derent-a-car, e tentamos assim fidelizar o cliente”, explica Telmo Florindo, Gerente da Moticristo. Além da qualidade e variedade de serviços, a Moticristo também se foca na rapidez no atendimento aos seus clientes, e, por isso, a ampliação do espaço e da equipa tem sido uma constante ao longo da história da empresa. “A nível de mão-de-obra somos rápidos, eficazes e primamos muito pela qualidade final. Não deixamos um carro sair daqui com imperfeições temos gestores de clientes dedicados a receber o carro das várias entidades com que trabalhamos, e fazem a orçamentação, acompanhamento, todo o processo até o veículo ser entregue ao cliente. Isso leva a que a qualidade do nosso atendimento seja muito boa”, afirma Albano Magalhães.

Peças
Na área de oficina, a nível de peças, Albano Magalhães explica que são dadas duas possibilidades ao cliente, entre material original ou aftermarket. “Damos dois orçamentos ao cliente, para que decida. Se virmos que o material aftermarket não tem a qualidade que consideramos adequada, não incluímos no orçamento. Os nossos técnicos têm uma grande experiência e fazem essa análise, e tudo isso é passado ao cliente”, explica Albano Magalhães. A nível de peças, Telmo Florindo explica que a Moticristo trabalha principalmente com parceiros como a Autozitânia, Sofrapa, MCoutinho, Caetano Parts. “Além disso, trabalhamos com alguns retalhistas locais, a quem compramos e que também nos compram. O nosso negócio de peças interno, além de abastecer a oficina, também está aberto a alguns clientes externos, tanto empresas como particulares. Neste sentido, lançámos recentemente um website de venda de peças, para o negócio B2B e B2C. Esta plataforma tem como objetivo dar a conhecer o nosso negócio de peças a mais clientes, não só particulares, mas também a outras oficinas”, revela Telmo Florindo. “Temos um grande stock de peças, principalmente em itens de alta rotatividade, e uma equipa dedicada apenas a essa secção. O nosso negócio baseia-se em tempo, pois quanto mais rápido for feito o serviço a cada viatura, mais carros entram, pois temos muitaprocura na nossa oficina. Por esse motivo, quando não conseguimos encontrar uma peça, tentamos procurar fora de Portugal. Essa é a nossa política, se não há stock, vamos procurar noutros mercados, porque o objetivo é dar uma previsão ao cliente. Queremos os veículos parados na oficina o menor tempo possível”.

Parcerias
A Moticristo sempre procurou trabalhar com marcas de confiança e alta qualidade. Por esse motivo, é parceira da fabricante de tintas Spies Hecker, por forma a garantir a qualidade nos serviços de repintura. “Trabalhamos com a Spies Hecker há sete anos, pois a nível de qualidade são fantásticos, assim como a nível de garantia e apoio técnico. A empresa também valoriza o uso de tecnologia de ponta, utilizando os equipamentos mais modernos do mercado, por forma a garantir resultados precisos e duradouros”, indica Albano Magalhães. “A nível de colisão, algo que nos diferencia é que não fazemos pinturas com isolamentos. Seria mais rápido, mas preferimos desmontar tudo, sejam espelhos, fechaduras, frisos, e fazemos sempre a pintura com desmontagem, pois a qualidade final é sempre superior, embora o processo mais demorado”.

Formação
Para manter-se competitiva e atender às necessidades do mercado, a Moticristo aposta na formação contínua da sua equipa. “A capacitação técnica, principalmente em áreas como a dos veículos elétricos, é fundamental, para garantir que a equipa está sempre atualizada com as últimas inovações tecnológicas. Temos formação contínua, através de acordos com várias entidades. Os nossos técnicos estão sempre atualizados ao nível técnico, seja a nível de elétricos, ar condicionado e outros temas importantes. A formação é fundamental, não é possível estar neste negócio, servir bem o cliente e acompanhar toda a tecnologia sem formação”, revela Albano Magalhães.

Clássicos
A oficina também faz alguns serviços de restauração de automóveis clássicos, com técnicos qualificados para restaurar veículos deste tipo. “Se tivéssemos mais mão de obra, que é atualmente o nosso principal desafio, a reparação de clássicos seria uma área à qual nos iríamos dedicar mais”, explica Telmo Florindo. “Neste momento temos uma equipa de quase 70 colaboradores, mas estamos à procura de pessoas para várias áreas dentro do negócio pós-venda, para podermos continuar a expandir a nossa atividade”.

Novidades
A mais recente novidade na Moticristo é o acordo com a empresa de seguros Generali. “Vamos ter em breve uma base de centro de peritagem da Generali nas nossas instalações, com um perito fixo para fazer todas as peritagens aqui da região, seja ou não para clientes que depois serão da nossa oficina. Vamos ter um gabinete específico para esse perito, em que todos os clientes Generali da zona serão encaminhados para cá”, refere Telmo Florindo.

TESLA-APPROVED BODY SHOP

Uma das maiores apostas da MotiCristo tem sido a reparação e manutenção de veículos elétricos, com destaque para a parceria com a Tesla. A oficina foi certificada como Tesla-Approved Body Shops, permitindo-lhe realizar reparações de colisão nos veículos da marca. Esse é um passo na estratégia da empresa para se posicionar no mercado de veículos elétricos, um segmento que Telmo Florindo acredita ser o presente, e não apenas o futuro do setor. A MotiCristo investiu fortemente em equipamentos e formação da sua equipa, para responder a esta nova área de negócio. A certificação Tesla foi obtida de forma rápida, devido às infraestrutura que já detinham e à qualificação da equipa. Além de colisões, a MotiCristo tem a capacidade técnica para realizar manutenções e substituições de componentes elétricos e mecânicos em veículos Tesla, com expectativas de poder expandir para este tipo de serviços no futuro. “Temos, neste momento, todos os equipamentos e algum software fornecido pela Tesla
para fazer outro tipo de serviços, e já estamos em conversações para ter essa aprovação por parte da marca”, explica Albano Magalhães.

Telmo Florindo adianta que “tendo em conta a nossa estratégia e visãopara os próximos anos, achamos que é outro passo importante. A expressão dos veículos elétricos no mercado automóvel já está a aumentar. Anível de Tesla, quando os clientes perceberam que trabalhamos com esta marca, começámos a ver um aumento do número de viaturas elétricas a entrar na nossa oficina, não só ao nível de companhias de seguros, mas também em alguns clientes que já têm frotas de alguma dimensão de Tesla. Faz-nos sentido trabalhar com a Tesla, pois é uma empresa que faz o seu negócio de uma forma muito disruptiva, sem stands de vendas ou oficinas próprias. Assim, temos uma marca tecnologicamente avançada e com boas previsões de crescimento futuro”.

Ficha da Oficina

NOME: MotiCristo
FUNDAÇÃO: 1988
GERENTE: Telmo Florindo
LOCALIZAÇÃO: Mafra
SITE: moticristo.pt
EMAIL: mafra@moticristo.pt
REDE OFICINAL: Não
PRINCIPAIS FORNECEDORES DE PEÇAS:
Autozitânia, Sofrapa, MCoutinho, Caetano
Parts, entre outros.
EMPREGADOS: Quase 70
PRINCIPAIS SERVIÇOS: Mecânica,
pneus, substituição de para-brisas, colisão

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 109, de outubro de 2024. Consulte aqui a edição.

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