Pelo segundo ano consecutivo, o PureTech, motor de 3 cilindros turbo do Grupo PSA, voltou a receber o galardão de “Motor Internacional do Ano” na sua categoria.
Este galardão foi obtido, no passado dia 1 de junho, por ocasião da 18ª edição dos galardões “International Engine of the Year Awards” em Estugarda, o júri de jornalistas internacionais atribuiu o cetro de «Motor do Ano 2016», na categoria de 1.0 a 1.4 litros, ao motor de 3 cilindros a gasolina turbo 1.2 PureTech.
Reforço da oferta a gasolina numa nova geração do Grupo PSA
O sucesso comercial desta família de motores de 3 cilindros a gasolina levou o Grupo PSA a aumentar a sua capacidade de produção, de modo a acompanhar a transição energética. Cerca de 370 000 unidades do bloco PureTech turbo foram fabricadas em Douvrin (França) desde 2014, mas até 2018, o potencial de produção anual alcançará os 670 000 motores, graças a uma capacidade de produção suplementar em Trémery (Moselle).
Redução do consumo de combustível e das emissões de CO2, otimizando a performance do veículo
Objeto de 120 patentes, o motor de 3 cilindros a gasolina turbo PureTech permite uma redução de 18% dos consumos e das emissões de CO2 em comparação com as anteriores versões de 4 cilindros a gasolina. Este motor regista dois recordes em termos de consumos: um alcançado na Europa em 2014, com caixa de velocidades manual, e um segundo já este ano na China, com transmissão automática, tendo registado uma média de 2,93 l/100 km, depois de percorrer 1 878 km com um único depósito. Ele oferece um prazer de condução reconhecido entre os melhores no mercado logo desde as baixas rotações, oferecendo o melhor compromisso de binário a baixo regime e potência (130 cv, com um binário de 230 Nm).
Os motores 1.2 PureTech 110 cv e 1.2 PureTech 130 cv equipam modelos dos segmentos B e C do Grupo PSA. Lançado em março de 2014 no Citroën C4 Picasso e Peugeot 308, o bloco PureTech tem mais de 60 aplicações em todo o mundo, integrando, nomeadamente, o leque de motores do novo Peugeot 3008, revelado no passado dia 23 de maio.
Nesta ocasião, Christian Chapelle, Diretor de Mecânicas e Chassis do Grupo PSA, disse: “Este prémio alcançado pelo 2º ano consecutivo confirma a performance tecnológica do Grupo PSA na otimização dos seus motores e na redução da pegada ambiental, sempre oferecendo prestações excecionais”.