Dois anos após o início da produção, as equipas da fábrica Française de Mécanique acabam de montar a unidade nº 300 000 do bloco de 3 cilindros a gasolina turbo da família PureTech.
Este motor equipa os modelos Peugeot 208, 308, 2008 e 3008, Citroën C3, C4, C4 Cactus e C4 Picasso, bem como os DS 3 e DS 4. Permitem uma redução média de 18% nos consumos e emissões de CO2 comparativamente às versões atmosféricas dos motores EP, já de si referenciais no mercado. De dimensões e peso reduzidos, os blocos a gasolina PureTech dotados de turbo oferecem uma performance e prestações inéditas com este nível de cilindrada.
Recorde-se que em junho de 2015, este motor recebeu o galardão de «Motor do Ano», concedido pelo júri do «The International Engine of the Year Awards» na categoria dos motores de 1.0 a 1.4 litros. Este prémio é um reconhecimento da tecnologia e dos benefícios desta mecânica que é referencial no mercado.
Tendo iniciado a sua produção em março de 2014, na fábrica Française de Mécanique, este motor é produzido a uma cadência de 6 450 unidades por semana, por um total de 4 equipas.
Nesta ocasião, Denis Martin, Diretor da Região Europa, declarou: «O nosso motor PureTech a gasolina é um elemento-chave do sucesso dos modelos que equipa. No contexto atual da evolução do ‘mix’ gasolina/gasóleo, as performances deste excelente motor de 3 cilindros traduzem-se numa vantagem competitiva para a PSA, algo que as nossas equipas no terreno sabem utilizar para ganhar quota de mercado».
Sobre o motor de 3 cilindros PureTech
A família de motores EB PureTech de 3 cilindros, de reconhecida performance, com uma redução média de 18% nos consumos e emissões de CO2 em comparação com os motores que ela substituiu, inclui versões atmosféricas de 1.0 e 1.2 litros fabricadas em Tremery (Lorena) desde 2012, unidade que tem uma capacidade produção de 640 000 motores por ano, bem como versões turbo de 1.2 litros, fabricadas desde março de 2014 na unidade fabril Française de Mécanique, esta com uma capacidade de produção de 320 000 motores por ano, para além dos blocos produzidos na China, na fábrica de Xiangyang, que tem uma capacidade de produção de 200 000 motores por ano.