Ver todas

Back

Motortec Automechanika Madrid com recorde de participação

26 Março, 2019
484 Visualizações

A Motortec Automechanika Madrid 2019 encerrou a sua décima quinta edição, organizada pelo IFEMA, com um recorde de participação. No total, 60.349 profissionais do setor automóvel visitaram a feira, que acolheu a oferta apresentada por mais de 700 empresas expositoras e 1.300 marcas.

Destacou-se nesta edição a forte assistência de profissionais das oficinas, que representaram 50,33% do total, com um crescimento de 8% comparando com a edição anterior de 2017. Os profissionais de oficinas independentes continuam a ser o grupo mais numeroso (59%), embora também tenham vindo a aumentar consideravelmente as visitas de profissionais de redes de oficinas (18%) e de oficinas de marcas oficiais (22%). Também é notável a afluência de oficinas dedicadas aos veículos industriais, que cresceram 30% em relação à passada edição.

A maior parte dos profissionais provinham de oficinas multimarca (26,75%), seguidas das oficinas de mecânica (20,3%) e oficinas de eletromecânica (16,16%). Além disso, na sua maioria, os visitantes eram proprietários das suas oficinas, o que demonstra o profissionalismo da MOTORTEC AUTOMECHANIKA MADRID 2019, assim como a capacidade de decisão e a oportunidade de compra entre visitantes e expositores.

Por outro lado, os visitantes interessados em Estações de serviço aumentaram 19% em relação a 2017, assim como os grupos de compra, que contribuíram com um número de visitantes 20% superior ao de há dois anos.

O programa de atividades da MOTORTEC AUTOMECHANIKA MADRID 2019 também foi um sucesso em termos de assistência, com 3.500 participantes, 84% mais do que na edição anterior, visto que foram apresentados temas especialmente relevantes para o setor, que marcam a atividade atual e abordam o futuro, tendo em conta os avanços tecnológicos e a inovação, entre outros pontos fortes da feira. Além disso, esta também foi a ocasião para os visitantes de descobrir mais em profundidade determinados âmbitos do setor automóvel que merecem maior protagonismo, como o veículo industrial, os pneus ou a Economia Circular da pós-venda. É de salientar o interesse suscitado pelo Iº Congresso de Oficinas de Veículos Industriais, o Encontro de Redes de Oficinas, a Jornada de Estações de Serviço, a Jornada de Economia Circular, ou as jornadas para oficinas oficiais e oficinas e distribuidores de pneus, respetivamente organizadas pela Faconauto e Adine.

A formação técnica e a habilidade dos profissionais das oficinas também foram premiadas na 15a edição da MOTORTEC AUTOMECHANIKA MADRID, com os concursos do Melhor Técnico MOTORTEC, coorganizado com a Carsmarobe, o Desafio Trucks, coorganizado juntamente com a Cojali, ou os concursos do Melhor Técnico Jovem, desenvolvidos com a Fundação Comforp, que, pela primeira vez, incluiu um concurso específico para técnicas, que tem por objetivo salientar a entrada progressiva da mulher nas oficinas.

Por sua vez, a Galeria de Inovação da feira destacou o valor de 27 produtos selecionados por um júri especializado em nove categorias, que estiveram expostos num espaço privilegiado durante a MOTORTEC AUTOMECHANIKA MADRID, para além de receberem o devido reconhecimento durante a Gala Motortec, presidida pelo Diretor-geral do IFEMA, Eduardo López-Puertas, acompanhado pelo Diretor da feira, David Moneo. Na Gala Motortec, aproveitando o décimo quinto aniversário da feira, também foram recompensadas 17 empresas que participaram ininterruptamente na MOTORTEC desde o seu nascimento, assim como as associações Sernauto, Ancera, Cetraa, Asetra e Conepa, pelo seu importante apoio ao desenvolvimento da feira.

Uma Feria que valoriza a importância do setor da pós-venda na economia e na sociedade. As ministras da Transição Ecológica e da Indústria puderam comprovar, na sua visita, o peso económico e o desenvolvimento tecnológico da indústria, incluindo as últimas novidades do mercado, que se adaptam às mudanças sociais e às necessidades ambientais que marcam o ritmo atual e, pelas previsões, continuarão a marcar o futuro, para garantir a mobilidade da população. E prova do compromisso da Motortec com o setor da pós-venda e com a sociedade que este atende são os estudos apresentados no âmbito da MOTORTEC AUTOMECHANIKA MADRID pela GIPA, Automotive Aftermarket Intelligence, e a CETRAA, Confederação Espanhola de Oficinas, sobre a importância da adequada manutenção dos veículos para prevenir avarias, analisando o comportamento dos condutores nos últimos anos.

Mais informações em www.ifema.es/motortec_01

PALAVRAS-CHAVE