A Motortec 2025 vai unir-se à Fundação Compromisso com a Formação Profissional (COMFORP) para estreitar a ligação entre o ensino e o mercado de trabalho, através da dinamização do “Concurso de Jóvenes Técnicos en Automoción”.
O objetivo é criar novas oportunidades para suprir a crescente necessidade de profissionais no setor automóvel. O “Concurso de Jóvenes Técnicos en Automoción” decorre entre 23 e 26 de Abril, durante a realização do salão, na IFEMA Madrid.
O concurso destina-se a mais de 400 escolas técnicas de toda a Espanha, desafiando os melhores estudantes de formação profissional na área automóvel a demonstrar as suas competências em diversas especialidades do setor. A selecção dos participantes será realizada pela Fundação COMFORP. No total, participarão seis equipas por perfil, com um total de 18 concorrentes provenientes de diferentes instituições de ensino. A competição será dividida em quatro categorias:
- Electromecânica: avaliação do diagnóstico de motores térmicos, sistemas de suspensão, travões, transmissão, propulsão híbrida e eléctrica, bem como sistemas ADAS;
- Carroçaria: avaliação da reparação de elementos estruturais, soldadura MIG/MAG, técnicas de desamolgamento sem acesso e diagnóstico com ferramentas avançadas;
- Pintura: aplicação de técnicas avançadas de colorimetria e pintura de peças metálicas e plásticas;
- Gymkana: desafios práticos com maquinaria e tecnologia de empresas expositoras, resolução de problemas técnicos e pesquisa de informação relevante.
Em simultâneo, será desenvolvido um plano de formação estruturado em duas Aulas Abertas, destinadas a profissionais, docentes, estudantes de Formação Profissional e interessados no sector. As sessões, limitadas à capacidade da sala, serão divididas em duas áreas especializadas: Electromecânica e Veículos Pesados e Carroçaria e Pintura.
A formação decorrerá ao longo de toda a feira, com sessões de manhã e tarde, ministradas por empresas do sector e especialistas na área. Algumas sessões disponibilizarão certificação, atribuída pelas próprias empresas formadoras ou pela Fundação COMFORP, no caso dos docentes participantes.
Mais informações: www.ifema.es/motortec