A Motortec Automechanika Madrid 2019 vai organizar, em colaboração com a indústria de refabrico de peças automóvel, representada pela AER, Associação Espanhola de Pneus Reciclados, a Sigaus, a Signus e a TNU, uma conferência sobre “A Remanufatura e a Economia Circular na Indústria Automóvel”.
Este encontro terá lugar no próximo dia 15 de março, às 11h30 horas, dentro do programa de Jornadas Técnicas que será desenvolvido no âmbito da 15ª Feira Internacional Líder da Indústria Automóvel em Espanha, dirigida a visitantes profissionais da Península Ibérica, América Latina e Norte de África, organizada pelo IFEMA, de 13 a 16 de março, na Feira de Madrid.
O foco principal da Jornada será o valor económico, tecnológico e social dos produtos remanufaturados. A decisão de organizar este encontro é fruto de um inquérito da Motortec Automechanika Madrid junto de representantes da indústria da remanufatura automóvel, que revela que a falta de informação e sensibilização do utilizador, o apoio da Administração, as ajudas económicas e benefícios fiscais concedidos por esta e a concorrência desleal de peças low cost provenientes de fornecedores de países emergentes que não cumprem as mesmas exigências de qualidade e segurança, são os temas mais destacados pelos inquiridos.
A Jornada irá começar com uma introdução, na qual o representante da SERNAUTO irá explicar o que é a Economia Circular e a regulamentação que a rege no setor automóvel, apresentando dados daquilo que foi obtido desde a entrada em vigor da Diretiva Europeia relativas aos Veículos Fora de Uso. Também serão expostos os desafios e principais entraves para o futuro, centrando-se na forma de melhorar os custos, na regulamentação que deve ser esclarecida ou modificada e na logística necessária para fomentar a Economia Circular.
Após a introdução, terá lugar uma mesa redonda com a presença de representantes das administrações públicas e da indústria, para propiciar um melhor conhecimento da visão de ambos e a procura de consensos, que sirvam para melhorar os resultados da indústria da remanufatura, contribuindo para os objetivos da Economia Circular. Para isso, a presença de representantes tanto do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio como do Ministério para a Transição Ecológica terá um valor inestimável para a indústria, enquanto a voz de empresas muito representativas da remanufatura e associações como a AER, contribuirá para o conhecimento da realidade do tecido industrial e das suas necessidades.
O encontro terminará com uma segunda mesa redonda, na qual a SIGRAUTO, a SIGAUS, a SIGNUS e a TNU, irão abordar a perspetiva da sua missão no que se refere ao impulso da remanufatura como ferramenta para reduzir a pegada energética no contexto da definição de uma estratégia de sustentabilidade e qualidade, explicando, por outro lado, o seu trabalho em defensa da Economia Circular.
A Motortec Automechanika Madrid expressou o seu compromisso com a Economia Circular no automóvel, tendo em conta a indústria que se vê representada na feira e valorizando a remanufatura. Perto de 50 empresas participantes na próxima edição da feira identificam-se como empresas que se dedicam total ou parcialmente a “Peças e Componentes: peças regeneradas, restauradas e renovadas para turismos e veículos comerciais”.