Faltando apenas dois meses para a sua realização (de 13 a 16 de março de 2019), na Feira de Madrid-, a Motortec Automechanika Madrid já ultrapassou em 5% a superfície ocupada na sua última edição de 2017. De todos os visitantes internacionais da edição de 2017, cerca de 50% vieram de Portugal, o que diz bem da importância desta feira para o mercado português.
A expetativa gerada por esta 15ª Feira Internacional da Indústria Automóvel em Espanha, dirigida a visitantes profissionais da Península Ibérica, América Latina e Norte de África, suscita otimismo, razão pela qual o IFEMA, organizador do evento, prevê ultrapassar os 60.000 visitantes profissionais, incluindo representantes de mais de 30.000 oficinas de Espanha e Portugal, interessados em conhecer as últimas novidades no futuro da oficina.
Por outro lado, a Motortec Automechanika Madrid também espera ultrapassar as 650 empresas expositoras, entre as quais se destacam a Meyle, Pemebla, Osram, Hella, Grupo Soledad, Tiresur, Safame, Bosh, Delphi, Schaeffler, Valeo, Continental, Gruppo Andel, ASER, Cecauto, Dipart, PSA Distrigo, Recalvi, Grupo Serca, Comercial, Impormovil, VW Pro Service, Zaphiro, Cepsa, Total, Brembo, Cojali, Magneti Marelli ou a GT Motive.
A Feira, consolidada como a principal plataforma de negócio para este setor no Sul da Europa, representa uma oportunidade comercial especialmente atrativa para o mercado português, com o qual a Motortec Automechanika Madrid mantém uma estreita relação, através da sua organização patronal, ANECRA, a Associação Nacional de Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, em cuja última convenção, organizada nos passados dias 9 e 10 de novembro em Lisboa, esteve presente a Motortec Automechanika Madrid.
O evento, cuja passada edição recebeu uma marcada presença de profissionais de Portugal, mais concretamente 50% dos visitantes internacionais, contará com uma ação de âmbito ibérico. A Motortec Automechanika Madrid organiza assim, juntamente com a Carsmarobe, o IIº Certame do Melhor Técnico Motortec que, para além de reconhecer e premiar o melhor técnico de Espanha, irá também premiar o melhor de Portugal, entre outras iniciativas.
A Motortec Automechanika Madrid voltará a oferecer às empresas expositoras um conjunto de ferramentas (campanhas de comunicação, programas de compradores convidados, encontros B2B, workshops de apresentações,…), para assegurar uma experiência produtiva e rentável. Por sua vez, os profissionais visitantes terão acesso à oferta mais atual deste setor, para além de serviços que facilitem e tornem mais eficiente a sua estadia na Feira.
A exposição comercial será completada por uma intensa agenda de encontros profissionais, entre os quais se destacam uma jornada sobre transporte rodoviário de mercadorias, de grande interesse para os operadores de frotas espanhóis, organizada pela revista especializada Todotransporte, dia 15 de março de 2019. Durante esta jornada, diferentes agentes do setor irão partilhar casos de sucesso com os participantes, enquanto representantes da Administração explicarão as suas políticas com vista a resolver alguns dos principais problemas encontrados pelos transportadores espanhóis.
Na Jornada “Um novo cenário de mobilidade”, a cargo da organização patronal CEEES, Confederação Espanhola de Empresários de Estações de Serviço, serão abordados temas relacionados com as novas oportunidades de negócio que se abrem para as estações de serviço, com o aumento da utilização de energias alternativas aplicadas à mobilidade.
A Feira também irá acolher um Encontro de Redes de Oficinas, que abordará a realidade atual destas redes e os desafios que enfrentam os seus gestores, reparadores membros e fornecedores, perante os fenómenos disruptivos que configuram o ecossistema da nova mobilidade. Neste mesmo cenário será apresentado um estudo inédito sobre o “O conhecimento e perceção de Marca das Redes de Oficinas que operam em Espanha”, fruto de uma profunda investigação realizada junto de oficinas e automobilistas.
Também terá especial relevância o primeiro Congresso de Oficinas de Veículo Industrial, que servirá para analisar as tendências da manutenção e reparação do veículo industrial, partindo da perspetiva e dos desafios que apresenta a nova mobilidade de passageiros e mercadorias. Será apresentado um estudo setorial inédito sobre “As oficinas e o mercado da manutenção do veículo industrial em Espanha” e serão analisadas as chaves da eficiência e rentabilidade das oficinas e dos seus fornecedores a curto, médio e longo prazo.
Finalmente e na intensa agenda de atividades, a organização patronal dos concessionários, FACONAUTO, organizará o IIo Observatório da Pós-venda Oficial, no dia 15 de março de 2019, dentro do programa de jornadas da Motortec Automechanika Madrid. A jornada, que reunirá os melhores peritos e mais de 200 profissionais do setor, servirá para abordar os novos desafios que enfrentam os concessionários e fazer uma prospetiva daquilo que se pode esperar a médio prazo. A intenção do Observatório é divulgar os dados essenciais que constituem a pós-venda no nosso país para que os concessionários possam tomar decisões estratégicas numa parte vital do seu negócio.