No decorrer da Motortec Automechanika Madrid vai ser realizada o 1º Congresso de Oficinas de Veículos Industrial. Trata-se de um evento que abordará as tendências da manutenção e reparação do veículo industrial com a perspetiva e os desafios que apresenta a nova mobilidade de passageiros e mercadorias.
Os empresários e profissionais da manutenção e tendências da mobilidade de passageiros e mercadorias, algumas latentes, outras disruptivas, que já estão a afetar os seus negócios e os dos de seus clientes gestores de frotas e trabalhadores por conta própria, participarão no Iº Congresso de Oficinas de Veículo Industrial convocado pela Motortec Automechanika Madrid, em colaboração com a iniciativa Pós-Venda Plural. Com esta iniciativa, a Motortec renova e reforça o seu compromisso com a presença do veículo industrial nesta feira e no mercado.
O encontro, que também irá dar resposta às preocupações dos fornecedores de peças, equipamento e serviços para as oficinas de V.I., terá lugar na 15ª edição da Motortec Automechanika Madrid, Feira Internacional Líder da Indústria Automóvel em Espanha, dirigida a visitantes profissionais da Península Ibérica, América Latina e Norte de África, que organiza o IFEMA, de 13 a 16 de março de 2019, na Feira de Madrid.
O Iº Congresso de Oficinas de Veículo Industrial irá abrir com a apresentação de um estudo inédito, sobre “As oficinas e o mercado da manutenção do veículo industrial em Espanha” encomendado pela Motortec Automechanika Madrid à consultora especializada em pós-venda de automóvel The Hub Automotive Insights.
Os assistentes irão saber quantas oficinas de V.I. existem realmente em Espanha – multimarca e autorizadas de marca, multisserviço e especialistas, independentes e em rede -, como são e se estão mais orientadas para as frotas ou para os trabalhadores por conta própria, que preocupações têm em relação ao futuro e o que esperam dos seus fornecedores.
Seguidamente, terão lugar diferentes palestras de peritos e duas mesas redondas, com o objetivo de refletir sobre a incipiente nova mobilidade de passageiros e mercadorias, identificando as tendências que a definem, e antecipando os efeitos que podem ter sobre o atual modelo de negócio das oficinas de V.I. -tanto independentes como autorizados de marca-, a gestão de frotas -públicas e privadas- e sobre as propostas de valor dos seus fornecedores de peças, equipamento e serviços.
Os oradores irão analisar os fatores que explicam a eficiência e rentabilidade de uma oficina de V.I. na atualidade e antecipar as chaves para a eficiência e rentabilidade a três, cinco e dez anos. Também irão identificar as necessidades de investimento, tanto de produto e serviço, como de conhecimento, para enfrentar com sucesso o novo contexto de mercado caracterizado por mudanças tecnológicas disruptivas, veículos propulsados por energias alternativas, necessidades claramente diferenciadas para veículos de “última milha” e média e longa distância, e clientes de frota e trabalhadores por conta própria.
As duas mesas redondas programadas tratarão do papel das oficinas e das frotas de V.I., respetivamente, nessa nova mobilidade de passageiros e mercadorias. Destacados especialistas na matéria explicarão para onde vão evoluir os modelos de negócio de oficinas e frotas, a sua eventual transformação em autênticas empresas de mobilidade, os investimentos que deverão fazer e em que âmbitos. Na mesa sobre oficinas, irá debater-se sobre os valores acrescentados que o reparador deve oferecer aos seus clientes de frota neste cenário de nova mobilidade. Na das frotas, irá falar-se dos valores que nesse novo contexto de mercado os fornecedores de peças, equipamento e serviços devem oferecer à oficina.