A Motul acaba de efetuar o lançamento de uma ampla gama de produtos especificamente para veículos híbridos com motores a gasolina, que consiste em quatro óleos de motor, um líquido de arrefecimento e um líquido de transmissão.
Os quatro lubrificantes desta gama SAE 0W20, SAE 0W16, SAE 0W12, SAE 0W8 destacam-se por oferecer um excelente arranque a frio e facilitar a resposta do motor a baixas temperaturas, além de garantir um baixo consumo de óleo sem comprometer a limpeza do motor e a duração do lubrificante.
Os modelos SAE 0W12 e SAE 0W8 têm graus de viscosidade extremamente baixos que contribuem para uma economia de combustível extraordinária. A Motul completa a sua oferta de lubrificantes para motores com o SAE 0W20, um lubrificante de baixa viscosidade que permite boa proteção contra o desgaste e atende aos requisitos de qualidade API SN-RC (Conservação de Recursos) e ILSAC GF-5, e o óleo Motor SAE 0W16 que atende à especificação API SN. Todos os lubrificantes estão disponíveis em embalagens de tamanhos diferentes (1L, 4L, 20L, 208L) e são compatíveis com os sistemas de pós-tratamento.
O mecanismo de transmissão de veículos híbridos elétricos e híbridos elétricos plug-in é particularmente complexo, pois inclui duas fontes de propulsão – uma mecânica e uma elétrica – que desempenham um papel crucial no desempenho energético geral do veículo. Para proteger as duas fontes de propulsão, a Motul desenvolveu o primeiro lubrificante dielétrico do mercado, que inclui componentes que fornecem o isolamento necessário para evitar a dissipação de energia através do fluido.
O Motul DHT e-ATF é um lubrificante 100% sintético que evita a corrosão de componentes mecânicos e elétricos, garantindo a longevidade e a segurança dos principais componentes do sistema, garantindo um isolamento ideal contra altas voltagens às quais o veículo pode ser exposto diariamente ou durante operações de manutenção, graças à melhor resistência elétrica do mercado, em comparação com os fluidos convencionais do tipo ATF usados de forma mais comum. A resistência elétrica mede a capacidade do fluido para impedir a dissipação de energia elétrica: quanto maior, melhor o desempenho geral e a quilometragem do veículo.
A melhoria no desempenho do veículo é o resultado da existência de uma viscosidade adequada do produto. O nível de viscosidade do Motul DHT e-ATF ajuda as peças mecânicas a moverem-se juntas, reduzindo assim o consumo de combustível do veículo e aumentando a sua quilometragem. O fluido Motul DHT e-ATF atende às especificações de baixa viscosidade JASO 1A – LV.
A gama Hybrid é complementada com o anticongelante de nova geração e-AUTO COOL, fabricado a partir de Monoetilenglicol e uma aditivação MOTUL P-Hybrid Tech baseada na tecnologia P-OAT (Tecnologia de ácido Fosfatado-Orgânico). Este líquido de refrigeração favorece a troca térmica, permitindo uma maior eficiência de refrigeração do motor devido ao atraso do ponto de ebulição. A tecnologia P-Hybrid Tech prolonga a ação de proteção anticorrosiva, apesar das altas temperaturas, permitindo uma perfeita compatibilidade de coexistência com os resíduos que se formam no circuito durante a vida útil do radiador.
A Motul oferece um líquido de refrigeração duradouro que atende aos requisitos dos padrões japonês (JIS) e coreano (KSM) solicitados pela maioria dos fabricantes de veículos asiáticos. A sua composição à base de fosfato, sem aminas, nitritos, boratos ou silicatos, oferece uma maior proteção e uma excelente troca térmica que garante a operação ideal do motor e do sistema híbrido.
Inovações ecológicas
A gama Hybrid, especialmente formulada para carros híbridos, trata-se de um marco na proteção ambiental, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa (CO2). Dessa forma, a empresa consegue responder à crescente procura de fabricantes de motores e OEMs, que estão a promover cada vez mais a utilização de produtos e métodos de produção cada vez mais ecológicos.
A proteção ambiental é uma prioridade para a Motul. Nesse sentido, a empresa francesa concentra os seus esforços no desenvolvimento e comercialização de produtos de alto desempenho que respeitem o máximo possível o meio ambiente.
Pioneiros na formulação de lubrificantes para híbridos
A gama Hybrid nasceu em 2016 com o lançamento dos primeiros óleos de motor feitos para veículos híbridos e híbridos plug-in no mercado. A Motul liderou o setor híbrido com a apresentação de quatro lubrificantes 100% sintéticos para uma maior economia de combustível, que garantem uma resposta ideal às necessidades dos veículos elétricos híbridos do tipo HEV e PHEV e compatíveis com catalisadores.
Esta gama de soluções contribui para a longa lista de produtos revolucionários desenvolvidos pela Motul que tornaram a empresa francesa uma referência em I+D. Sempre na vanguarda, a empresa francesa promoveu produtos inovadores como o Motul 2100, o primeiro lubrificante semi-sintético lançado em 1966 ou 300V, pioneiro 100% de óleo sintético no mercado lançado 5 anos depois em 1971.