Ver todas

Back

Motul: Gama completa e tecnológica

30 Abril, 2021
1683 Visualizações

Com uma gama de lubrificantes abrangente, a Motul foca-se em desenvolver produtos cada vez mais eficientes na redução de consumos e emissões, adaptados às exigências das motorizações mais recentes.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Fundada há mais de 165 anos, a Motul está presente na Península Ibérica desde 1989, disponibilizando uma gama de lubrificantes e produtos para as mais diversas áreas, de automóveis a motociclos, passando pelas frotas de veículos pesados, náutica, agricultura, jardinagem e indústria. “Graças ao nosso compromisso com a inovação, conseguimos diferenciar-nos, tanto na qualidade dos produtos como no serviço aos nossos clientes. O mercado entendeu a nossa forma de trabalhar e os atributos da nossa proposta de valor são valorizados positivamente pelos diferentes atores com os quais colaboramos”, conforme indica a Equipa da Motul Ibérica, que adianta: “No setor auto, o nosso target é a oficina, que é, normalmente, quem decide a marca do lubrificante. Além da qualidade e da abrangência dos nossos produtos, as ferramentas e campanhas de marketing e comunicação que disponibilizamos são um ponto forte da marca. A Motul Ibérica tem trabalhado para poder prestar o melhor serviço a todos os clientes, independentemente da sua localização. E continuará a trabalhar para melhorar este serviço”.

NOVIDADES
A Motul tem concentrado os seus esforços em “oferecer o catálogo de lubrificantes mais completo do mercado, para cobrir todas as necessidades estabelecidas pela ACEA (European Automobile Manufacturers ‘Association), procurando reduzir o consumo de combustível e lubrificantes, bem como cumprir os mais rigorosos regulamentos anti-poluição. A empresa trabalha em colaboração com os construtores para os ajudar a cumprir as restrições ambientais. “Temos um objetivo comum: reduzir as emissões, através do aperfeiçoamento tecnológico. Sabemos que temos de aumentar o investimento em I&D e ser cada vez mais exigentes neste aspeto. Todos os anos, surgem novas regulamentações, que exigem novas evoInternacional luções tecnológicas. A gama 8100 é um bom exemplo. Atualizámos e ampliámos esta gama para cobrir as regulamentações exigidas pelos fabricantes – Euro 4, Euro 5 e Euro 6-. Reduzimos significativamente o impacto ambiental, melhorando as propriedades dos lubrificantes e alcançando produtos de baixa viscosidade com excelente eficiência.

Esta linha é composta de lubrificantes como 8100 X-Clean 5W40, 8100 X-Clean + 5W30, 8100 X-Clean EFE 5W30, 8100 Eco-Clean 0W30, 8100 Eco-Clean + 5W30, 8100 Eco-Lite 0W20 / 0W30 e o 8100 Eco Nergy 5W30. A linha 8100, constantemente atualizada, é composta por lubrificantes de alto desempenho desenvolvidos para proporcionar o máximo desempenho do motor, evitando o desgaste e o entupimento de determinados componentes do sistema de combustão e com alto poder de limpeza para prevenir a oxidação”, explica a equipa ibérica da empresa.

FUTURO
A Motul está constantemente a melhorar os seus serviços. “Uma parte importante é a logística para os nossos distribuidores, em que procuramos oferecer um atendimento rápido, digitalizado e eficiente. Este ano, demos alguns passos no desenvolvimento de serviços, com a nova plataforma de e-commerce, assim como com um tracking de seguimento das encomendas, e  iremos manter a nossa estratégia, continuando a oferecer a melhor ação comercial e o melhor serviço possível, com a ambição de ir de encontro às necessidades do cliente em Portugal”. Outro dos nossos objetivos da Motul é aumentar a visibilidade da nossa marca no canal B2B, para além do desenvolvimento de outras categorias de produto, como aditivos e lubrificantes para pesados. “A nossa intenção é continuar a crescer em Portugal. E faremos isso alavancando a marca Motul e a nossa rede de clientes. Queremos crescer na diversificação de categorias e gamas de produtos, diversificação de canais, abrangendo todo o país. Em Portugal pretendemos diversificar o nosso portfólio e continuar a crescer em quota de mercado”. A equipa da empresa conclui, indicando que “a estratégia de marketing e comunicação que desenvolvemos continua a ser a de nos posicionarmos como marca líder e especialista em lubrificantes, em qualquer um dos mercados onde operamos”.

EQUIPA MOTUL IBÉRICA
Que tipo de apoio disponibilizam aos distribuidores em Portugal?
O projeto da Motul assenta na construção da confiança com o cliente, na proximidade comercial e em garantir a estabilidade do mercado. A formação tem sido sempre um dos grandes pilares do nosso negócio. Todos os anos temos o orgulho de poder formar mais de 2500 oficinas. A formação permite-nos estabelecer ligações estreitas com os profissionais do nosso setor. Aprendemos com eles e, ao mesmo tempo, a formação ajuda-nos a transmitir as vantagens dos nossos produtos a profissionais que desejam diferenciar-se pela qualidade e pelo atendimento premium.

De que forma a Motul ajuda as oficinas a aumentar a sua rentabilidade?
A Motul desenvolve produtos e serviços para oferecer um serviço premium, e, por isso, a oficina beneficia, oferecendo qualidade superior e serviço de excelência aos seus clientes. Além disso, a Motul oferece formação, promoções e serviços, para que as oficinas transfiram todos esses benefícios ao consumidor. Um exemplo disso é a linha de aditivos Motul, para ajudar as oficinas a oferecer um serviço premium completo e a transferir essas vantagens aos seus clientes. Outro exemplo é o projeto MotulEvo, em que fornecemos todas as informações, máquinas e produtos para a oficina poder realizar a manutenção das caixas automáticas, facilitando o processo, através de ferramentas e ampliando assim a sua oferta, que, de outra forma, não poderiam oferecer.

O futuro dos lubrificantes ficará comprometido com os veículos elétricos, híbridos e outras energias alternativas?
Na Motul, somos especialistas em lubrificantes e desenvolvemos os produtos mais exigentes, ano após ano. A Motul é uma das únicas marcas de lubrificantes que possui uma linha completa dedicada a veículos híbridos. Pretendemos melhorar a situação ambiental do nosso planeta e apoiaremos qualquer iniciativa tecnológica nesse sentido. Há três anos, lançámos na Motul uma gama específica para veículos híbridos, o Motul Hybrid, com a qual satisfazemos todas as necessidades deste tipo de veículos. Um dos requisitos que estes veículos exigem é a baixa viscosidade, falamos de SAE 0W8, 0W12 e 0W20. A linha Hybrid oferece quatro óleos de motor, um líquido de transmissão e um refrigerante.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 63 de dezembro 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE