Ver todas

Back

A Motul aposta numa oferta completa para a manutenção correta das caixas automáticas e integra o novo HIGH-TORQUE DCTF

 
14 Junho, 2021
531 Visualizações

As tarefas de manutenção no automóvel são imprescindíveis para poder conservá-lo nas melhores condições e evitar danos futuros que podem implicar reparações dispendiosas. A caixa de velocidades é um elemento-chave no funcionamento do veículo e, por isso, devem ser cumpridos estritamente os intervalos da sua manutenção.

Da mesma forma que o motor, a transmissão também deve ser lubrificada para ter um funcionamento ótimo. Neste sentido, a Motul dispõe de uma ampla gama de lubrificantes para caixas automáticas que complementa com o novo HIGH-TORQUE DCTF, que proporciona um nível de fricção adequado para uma sensação de mudança suave e sem interrupção do binário motor entre mudanças.

A acumulação de sujidade procedente dos materiais de fricção, o envelhecimento natural pelo funcionamento a altas temperaturas e a acumulação inevitável de partículas metálicas de desgaste, que, apesar do filtro, dificultam o trabalho ótimo do óleo, tornam imprescindível ter que substituir o óleo totalmente várias vezes ao longo da vida útil do veículo.

Este novo lubrificante 100% sintético e com tecnologia ESTER de alto rendimento, foi concebido especialmente para os carros de competição, carros preparados e carros desportivos de alta potência equipados com uma transmissão de dupla embraiagem de elevado desempenho (DCT). Também é adequado para uma grande variedade de veículos de elevado desempenho equipados com caixas de embraiagem DCT com dupla embraiagem submergida (DCT húmida).

Com a nova fórmula exclusiva, o HIGH-TORQUE DCTF proporciona um nível de fricção adequado para motores de alta potência, com a função de transferir a máxima potência às rodas sempre com uma sensação de mudança suave e sem interrupção do binário entre mudanças. Além disso, melhora a resposta das transmissões DCT a frio, bem como a elevadas temperaturas, e mantém uma viscosidade constante em temperaturas extremas, garantindo a melhor proteção para todos os componentes da caixa de velocidades de dupla embraiagem.

O HIGH-TORQUE DCTF da Motul completa a ampla gama de lubrificantes para caixas de velocidades automáticas, na qual dispõe de uma grande variedade de produtos com diferentes qualidades e especificações que cobram uma grande parte das caixas automáticas do mercado como as do GRUPO VAG, GRUPO BMW, GRUPO FCA, Mercedes Benz e ZF, como por exemplo o MULTI DCTF, ATF VI, MULTI ATF, ATF 236.14 ou 236.15, MULTI CVTF.

A importância da manutenção numa caixa de velocidades automática

Os lubrificantes de caixas de velocidades automáticas, também conhecidos como ATF “Automatic Transmission Fluid”, são os encarregados de manter todas as engrenagens em perfeito estado de lubrificação para evitar desgastes entre os seus dentes e reduzir ao máximo a fricção que se gera entre elas, assegurando o bom estado dos sincronizadores.

O óleo de transmissões automáticas deve ser revisto e/ou trocado por profissionais qualificados. O mais recomendável é fazê-lo a cada 100.000 quilómetros ou a cada 4 anos. É importante o controlo preciso do nível e do esvaziamento total do óleo usado para garantir uma operação de manutenção correta.

Para isso, a Motul dispõe de MotulEvo, um projeto integral composto por produtos e serviços pensados para uma manutenção correta das transmissões automáticas. Uma proposta desenvolvida para ajudar os centros de serviços de veículos a cumprir com as suas obrigações e realizar as suas operações de forma profissional com o objetivo de ampliar os horizontes do seu negócio.

Neste sentido, a máquina de MotulEVO é uma unidade de manutenção para transmissões automáticas que nos permite realizar uma manutenção perfeita em qualquer caixa de velocidades automática. A MotulEvo, permite realizar um processo de limpeza completa da caixa automática com a ajuda do Motul Automatic Transmission Clean, um aditivo que limpa eficazmente depósitos, lodos e vernizes que surgem nos componentes da transmissão automática. As micropartículas eliminadas são evacuadas durante o processo de drenagem do óleo, deixando a transmissão completamente limpa. O Motul Automatic Transmission Clean proporciona uma perfeita lubrificação durante o processo de limpeza.

Para completar a tarefa de limpeza, a Motul oferece 2 produtos desengordurantes com diferente velocidade de evaporação para eliminar totalmente os resíduos exteriores que se acumulam nos mecanismos da transmissão: O Motul Parts Clean (moderate dry) ou o Motul Brake Clean (evaporação rápida).

Contar com o MotulEvo tem muitas vantagens, como a realização de uma manutenção da caixa de velocidades automática, alarga a vida útil do filtro, mantém em bom estado de limpeza os circuitos hidráulicos e as suas válvulas.

PALAVRAS-CHAVE