A Castrol lançou o Nexcel, um dispositivo inovador que irá ser um marco entre o antes e o depois em relação às mudanças de lubrificante, oferecendo a fabricantes e condutores três grandes benefícios em aspetos como desempenho, conservação e sustentabilidade.
Nexcel integra numa só peça o lubrificantes e o filtro, simplificando o processo de mudança de lubrificante, que se poderá realizar em 90 segundos. Deste modo, as oficinas poderiam oferecer um serviço mais flexível, adaptado aos seus clientes.
O lubrificante é recolhido após a sua utilização, evitando que se desperdice lubrificante usado que, por sua vez, poderá ser novamente refinado e tornado em lubrificantes de alta qualidade. Na verdade, se todas as viaturas que circulam atualmente utilizassem Nexcel, iria poupar-se o equivalente a mais de 20.000 camiões cisterna de lubrificante por ano.
A Castrol comprovou que Nexcel reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) nos motores modernos. Para além disso, a tecnologia prepara o terreno para uma nova geração de lubrificantes que irá melhorar o desempenho do motor e reduzir as emissões.
O sistema foi instalado no novo Aston Martin Vulcan, um desportivo que só poderá circular em circuitos fechados, embora se estime que, em cinco anos, os automóveis convencionais possam ter incorporado Nexcel.
A Castrol está no momento em conversações com diversos fabricantes de automóveis para incorporar o sistema no mercado o mais brevemente possível.
Mais informações em www.castrol.pt