Ver todas

Back

NA Auto – Sempre em crescimento

5 Fevereiro, 2020

Localizada em Loures, a NA Auto tem vindo a acompanhar as tendências de mercado, com a mudança para instalações cada vez maiores e a adesão à rede de oficinas Motrio.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A NA Auto – Nuno Antunes Auto – é uma oficina de reparação geral de automóveis que existe há 14 anos e entrou para rede Motrio há dois. “Começámos com um armazém de 70m2, e temos vindo a crescer ao longo dos anos. Passámos por outros locais e agora estamos nesta localização, com mil m2 cobertos e 500 descobertos para parqueamento. Hoje em dia, considero muito importante estarmos agregados a uma rede, e, como sempre estivemos ligados à Renault, porque éramos uma oficina oficial da marca, surgiu a oportunidade de fazermos parte da rede Motrio. Desde que a NA Auto faz parte desta rede de oficinas, Nuno Antunes nota que “o cliente olha de outra forma para a oficina. Começámos a receber mais clientes e há outras oportunidades que aparecem, que não surgiam antes de estarmos ligados à rede. Também em termos de formação e no acesso à informação dos veículos, é tudo mais fácil”.

Quando a NA Auto entrou na rede Motrio, foram necessárias algumas alterações estruturais. “Fizemos obras, a entrada e a receção sofreram algumas alterações, e neste momento, estamos a adquirir alguns equipamentos que ainda não tínhamos. Isto é algo muito positivo, para podermos evoluir e acompanhar as tendências do futuro”, diz.

SERVIÇOS

Situada junto à saída da A8, em Loures, a NA Auto realiza, essencialmente, serviços de mecânica geral, eletricidade, pneus e limpeza auto. “Para já, não temos serviço de colisão. É algo que estamos a ponderar, mas ainda não está decidido. Temos o espaço necessário e estamos a pensar fazê-lo no futuro. Pensámos também em focar-nos na área do diesel, ou para os clássicos, porque este último é um setor onde há bastante mercado para explorar”, explica Nuno Antunes. Esta oficina recebe, maioritariamente, veículos de empresas. “Temos pouco cliente particular. Trabalhamos com várias entidades – Leaseplan, Mediacapital, PSP, GNR – e estamos a tentar atrair mais o cliente particular. Notamos que o facto de termos aderido à Motrio faz chegar mais clientes particulares à oficina. Principalmente porque o cliente valoriza muito a apresentação e a imagem”.

Com três mecânicos e dois estagiários a colaborar na sua oficina atualmente, Nuno Antunes queixa-se da falta de funcionários. “Temos muito trabalho, mas existe muita falta de mão-de-obra. Estamos sempre à procura, mas não há”. Para colmatar esta necessidade, a NA Auto recebe frequentemente estagiários vindos dos cursos da DUAL. “Tem corrido muito bem, é frequente os jovens realizarem o estágio e depois ficarem cá a colaborar connosco. Neste momento, temos um mecânico que entrou como estagiário”.

PEÇAS

Relativamente à compra de peças, “o nosso principal fornecedor é a Motrio, à qual damos sempre preferência. Quando não é possível através da Motrio, utilizamos alguns fornecedores localizados aqui na zona, e, conforme o cliente, damos preferência ao preço ou à qualidade. “O cliente hoje em dia já escolhe, porque já pesquisou na Internet”.

Nos pneus, a Motrio é também preferência de Nuno Antunes. “Trabalhamos praticamente todas as marcas mais reconhecidas no mercado. Nos lubrificantes também utilizamos Motrio. Apenas compramos fora quando precisamos de uma gama que não existe na Motrio”.

FORMAÇÃO

O rigor técnico e a satisfação do cliente são os dois pilares sobre os quais a NA Auto realiza a sua atividade e, por isso, a formação é uma prioridade para Nuno Antunes. “Fazemos formação frequentemente, com a Cometil, com a ANECRA e também com o CEPRA. Vamos também iniciar ações de formação com a DUAL, através de uma parceria com a Motrio”. Os temas mais procurados ultimamente pelo responsável têm que ver com formação em veículos híbridos, elétricos, geometria de alinhamentos, injeção diesel e gasolina. Nuno Antunes indica que ainda não é usual a entrada de veículos elétricos nesta oficina, “aparecem apenas para substituir pneus. De resto, não é algo ainda muito frequente”. A participação em conferências e feiras do setor é algo frequente para o responsável, que considera essencial este acompanhamento das novidades do mercado.

NA Auto – Motrio
Loures
Nuno Antunes
geral.motrio@naauto.pt
219 804 298

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE