A APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, emitiu um comunicado, onde assume que o setor da distribuição de combustíveis e lubrificantes está em funcionamento, embora com as restrições necessárias, fruto da situação de emergência causado pelo Covid-19.
Aqui fica o comunicado na integra:
Perante a evolução da situação inédita que estamos a viver, julgamos ser altura de nos dirigirmos aos consumidores e cidadãos portugueses, para lhes transmitir uma mensagem de tranquilidade e confiança.
Sendo a Indústria de refinação e de distribuição e comercialização de combustíveis, GPL e lubrificantes, imprescindíveis à mobilidade e bem estar dos indivíduos, das frotas de distribuição, das forças de segurança, dos bombeiros, dos veículos de emergência e, consequentemente, o garante de que os produtos essenciais, tais como alimentos e medicamentos, chegam ao seu destino, cabe-nos o dever de informar sobre o que estamos a fazer, e como encaramos o futuro próximo da nossa atividade.
Como Indústria socialmente responsável, a nossa maior preocupação centra-se na adoção de medidas que evitem a propagação do Covid-19, preservando a sanidade dos nossos colaboradores, parceiros, consumidores e população em geral, continuando, ao mesmo tempo, a fornecer os produtos de que a sociedade necessita.
Assim, todos as nossas Associadas têm os seus planos de contingência em vigor, de acordo com os quais foram adotadas as medidas de prevenção e segurança recomendadas pela DGS – Direção Geral de Saúde, em todos os seus pontos de venda.
Não existem, nem se antecipam, quaisquer problemas na distribuição, estando a esmagadora maioria dos postos de abastecimento das nossas Associadas a funcionar normalmente, embora algumas com horário de funcionamento ajustado às necessidades dos turnos de pessoal, e com novos procedimentos sanitários impostos. É privilegiado o pagamento e entregas de produtos de conveniência das lojas através do passa valores, utilizando preferencialmente cartões eletrónicos a dinheiro vivo, e os clientes são incentivados a utilizar luvas ou papel para fazer os abastecimentos.
Queremos deixar uma palavra de agradecimento aos milhares de profissionais do nosso setor que, apesar do risco de contágio, garantem o normal funcionamento da nossa atividade, nas refinarias, nas fábricas de biocombustíveis, nos parques de armazenagem, nos transportes e distribuição, e nos mais de 2100 postos de abastecimento de combustível com as insígnias das nossas Associadas.
O desafio colocado pelo Covid-19 obriga à participação concertada dos diversos atores sociais, e à adoção de comportamentos responsáveis por parte dos cidadãos.
Já por diversas vezes a nossa Indústria provou a sua flexibilidade e resiliência diante de crises internacionais e nacionais. Em estreita colaboração com o Governo, DGS e organismos da administração pública envolvidos no combate a esta ameaça global, continuaremos a colaborar ativamente nessa cruzada, e a garantir o fornecimento regular dos nossos produtos.