Com um departamento dedicado às devoluções, a Krautli, através de Abílio Rodrigues, comenta que essa questão não é vista como um problema e que a empresa investe bastante para o resolver.
Qual a dimensão do problema da devolução de peças no aftermarket para a vossa organização? Pode quantificar a dimensão desse problema?
Não olhamos para as devoluções como um problema, mas sim como sendo uma consequência directa das vendas. É claro que preferíamos não ter um volume tão considerável de devoluções e trabalhamos todos os dias para que tal não aconteça. Atualmente as devoluções andam na ordem das 500 por semana.
Quais as razões que levam a que as devoluções de peças seja um problema para as empresas de peças?
Como referido no ponto anterior, não vemos as devoluções como um problema. Mas, sim, efetivamente as devoluções acabam por desvirtuar um pouco as vendas e dar mais trabalho às empresas, como é o nosso caso. Criámos há cerca de 3 anos um departamento dedicado somente às devoluções, onde investimos em mais recursos humanos, para podermos fazer face à quantidade de devoluções que rececionamos todos os dias e para podermos dar respostas aos clientes a tempo e horas.
Que medidas têm tomado na vossa organização para reduzir ou eliminar este problema da devolução de peças?
Temos investido na formação dos nossos “jogadores” do atendimento, para melhor identificarem as peças quando solicitado pelos nossos clientes e também nos nossos catálogos eletrónicos.
Possui a vossa empresa alguma plataforma digital (ou não) para gerir as devoluções? Se sim, em traços gerais como funciona essa plataforma?
Sim, temos o KrautliNet. Esta plataforma digital tem como objetivo simplificar ao máximo o processo burocrático. Os clientes têm acesso a este portal onde efetuam o pedido de autorização de devolução. Preenchem um formulário, onde indicam a referência da peça, quantidade a devolver, número de fatura correspondente e o motivo da devolução. O departamento que trata a logística inversa, analisa o pedido de devolução e autoriza ou não o envio da devolução para a Krautli. É enviado automaticamente um e-mail para o cliente com o formulário contendo a nossa resposta.