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NAPA: Projeto com peso e dimensão

3 Novembro, 2023

A Alliance Automotive Group Iberia, constituída pela Lausan e pela Soulima, lançou no mercado ibérico a marca norte americana de peças de automóveis NAPA

Antes de falarmos da marca NAPA, convém esclarecer todo o processo até a mesma começar a chegar às oficinas em Portugal, o que já sucede neste momento. A Genuine Parts Company (GPC) é uma empresa norte americana que é detentora da marca NAPA. Esta empresa absorveu a Alliance Automotive Group, em 2017, entidade que está presente em muitos mercados europeus tendo feito o seu crescimento no velho continente através de um elevado ritmo de aquisições de grandes retalhistas e grossistas de peças, em diversos países. A dimensão é colossal e não vai parar de crescer, como poderá ler em destaque neste artigo. Uma dessas aquisições, anunciada em abril de 2022, foi a da empresa espanhola Lausan, que antes já tinha assumido o controlo da empresa portuguesa Soulima. Estas duas empresas, que ainda mantêm a sua identidade nos respetivos mercados são agora geridas por uma entidade que dá pelo nome de Alliance Automotive Group Iberia.

NAPA
A marca de peças NAPA chega à Europa um pouco a reboque de toda esta estratégia de crescimento da Alliance Automotive Group, sendo também a imagem dessa mesma estratégia. Entende a Alliance Automotive Group que a NAPA servirá como um argumento diferenciador no aftermarket, mesmo tendo consciência de que o mercado europeu, ao nível do aftermarket, é substancialmente diferente do americano e, por isso, a marca NAPA nunca virá a ter a mesma expressão e dimensão que do outro lado do atlântico. Aliás, quem o assume é precisamente José Ignacio Pernas, CEO Alliance Automotive Group Iberia que diz que “continuaremos com a estratégia de vender as principais marcas premium, que valem 90% do mercado aftermarket na Europa. A NAPA estará reservada para trabalhar nos restantes 10%. Nos Estados Unidos é precisamente ao contrário, 90% do mercado são as marcas independentes que dominam”.

Na Europa, já são distribuídos mais de 310 milhões euros de peças sob a marca NAPA, praticamente 10% dos cerca de € 3.100 milhões faturados pela Alliance Automotive Group para peças aftermarket em geral. O objetivo é fazer crescer ainda mais a marca NAPA na Europa e torná-la mesmo uma referência ao nível das peças aftermarket posicionadas imediatamente a seguir as marcas premium. Na América existem mais de 500.000 produtos com a marca NAPA, mas na Europa, para já a estratégia é trabalhar 30 linhas de produto distintas (as de maior rotação nas oficinas e que representam cerca de 80% das vendas), com destaque por isso para os filtros, baterias, lubrificantes, embraiagens, etc. Para o mercado ibérico existe um planeamento bem definido para o lançamento da marca NAPA. Em 2023 vai introduzir em Portugal e em Espanha no mínimo 15 linhas de produto. José Ignacio Pernas diz que “estas 15 linhas são
uma abordagem conservadora que iremos convenientemente expandir à medida que
a nossa organização for absorvendo todos os conceitos relacionados com a marca”. No primeiro trimestre estão a ser lançadas as pastilhas de travão, escovas limpa vidros, lubrificantes e baterias, no trimestre seguinte vão chegar ao mercado os kits de distribuição, braços de suspensão, rótulas e os filtros. Na segunda metade de 2023 o plano passa por alternadores e motores de arranque, amortecedores e rolamentos, para nos últimos três meses do ano chegarem as lâmpadas, os termostatos e as embraiagens.

“Queremos reforçar e muito o lançamento de novas linhas de produto na Península Ibérica nos próximos anos, de modo a colocar a marca no patamar de serviço que pretendemos”, assume o CEO Alliance Automotive Group Iberia, evocando que “não existe na Europa, uma marca concorrente, que seja tão forte como a NAPA e que já está a ter um êxito enorme nos mercados onde já é comercializada, precisamente pelo potencial que tem. Em Portugal e Espanha serão mais de 20.000 clientes que poderão testemunhar essa realidade”.

Toda a estratégia da NAPA, nos Estados Unidos, está assente num conceito: velocidade. É esse mesmo conceito que a Alliance Automotive Group quer trazer para a Europa e também para Portugal e Espanha. “Na Península Ibérica temos a firme intenção de desenvolver atividades também relacionadas com o coração da marca: a velocidade”, quem o diz é Clemente Lobato, Diretor Comercial da AAG Iberia. Na Europa, afirma o mesmo responsável, “abraçamos o sentimento de Ayrton Senna: correr, competir, está no meu sangue, faz parte da minha vida. Existem marcas em que a velocidade corre no sangue. NAPA é a marca”.

Seguindo também o modelo da NAPA nos Estados Unidos, na Europa também irão ser abertas lojas de peças NAPA (NAPA Auto Parts), mas de momento na Península Ibérica o modelo de distribuição NAPA vai assentar na operação que a Lausan e a Soulima detêm no mercado. “Como disse, 90% das vendas da Alliance Automotive Group são de marcas premium, sendo 10% da marca NAPA. A experiência demonstra-nos que após a implementação da NAPA as vendas das marcas premium, dentro da nossa organização, também subiram. A NAPA impulsiona as vendas das marcas premium”, esclarece José Ignacio Pernas, explicando que “a marca NAPA converte-nos numa one-stop-shop, pois o cliente sabe que tem tudo num só lugar”.

POSICIONAMENTO
A NAPA não é uma marca de fabricante. Aliás, a NAPA não fabrica uma única peça. Todos os seus produtos são produzidos “por muitos fabricantes, seguindo as diretrizes de qualidade da NAPA, sendo que alguns desses fabricantes são os mesmos das marcas premium de peças. Só trabalhamos com fornecedores homologados”, garante Clemente Lobato, assumindo que “o segredo do sucesso da NAPA é e sempre será a qualidade”. Quando questionado sobre o posicionamento da marca NAPA no mercado José Ignacio Pernas responde de pronto: “somos uma marca de qualidade, não é uma marca barata e está posicionada um pouco abaixo das marcas premium, mas claramente acima das outras marcas independentes do aftermarket”. Refira-se ainda que, apesar de já estar também disponível para o mercado português, a Soulima irá ainda efetuar o lançamento comercial da marca NAPA para todos os seus parceiros.

O gigante Alliance Automotive Group A Alliance Automotive Group é uma empresa detida pela norte americana Genuine Parts Company. Na Europa, a AAG está presente em França com 17 centros de distribuição (mais de 4.400 empregados) e trabalha com 1.010 retalhistas, no Reino Unido onde detém 33 centros armazéns (5.160 empregados) e mais de 810 lojas de peças com que trabalha, na Bélgica com 8 centros de distribuição (1.970 pessoas) e 1.192 lojas de peças, na Alemanha com 12 centros de distribuição (2.200 empregados) e 78 casas de peças, na Polónia para já com um centro de distribuição (17 empregados) e 250 lojas de peças e, ainda, Portugal e Espanha, através das operações da Lausan e da Soulima, que estão bem disseminadas em ambos os mercados. A empresa está em franco crescimento na Europa e os seus responsáveis admitem também que a presença em Portugal e Espanha será ainda reforçada num futuro próximo com mais aquisições, sendo que na Europa, a Alliance Automotive Group está a adquirir uma
média de uma empresa por mês dentro deste setor.

Franck Baduel
CEO Alliance Automotive
Group Europe

A apresentação da NAPA no mercado ibérico contou com a presença de Franck Baduel, CEO da Alliance Automotive Group Europe, que fez questão de marcar presença como forma de dar força ao lançamento desta marca na Península Ibérica. Deixando as apresentações da marca
NAPA para os responsáveis da Alliance Automotive Group Iberia, Franck Baduel aproveitou para falar um pouco dos grandes projetos que este grupo tem para o mercado europeu, mas também para Espanha e Portugal. “Já estamos em conversações com várias empresas e vamos continuar a adquirir empresas de distribuição de peças tanto em Espanha como em Portugal, para prosseguir com o forte crescimento da atividade”, assumiu Franck Baduel, incluindo esta frase num raciocínio mais abrangente de que “comprar empresas de distribuição de peças é o projeto que a Alliance Automotive Group tem para a Europa”. Só em 2022, a Alliance Automotive Group adquiriu 16 empresas de disstribuição em toda a Europa, o que permitiu que a empresa tivesse uma faturação recorde de 3.100 milhões de Euros. “Neste momento estamos a
adquirir em média uma empresa por mês dentro deste setor da distribuição de peças. Só em janeiro em 2023, já adquirimos mais 4 empresas”, garante CEO da Alliance Automotive Group Europe. Um segundo pilar da estratégia da Alliance Automotive Group Europe é a definição de um novo modelo logístico “distinto e muito mais eficiente, através de economias de escala”, disse o mesmo responsável.

Sobre a Alliance Automotive Group Iberia, Franck Baduel diz que “estou muito satisfeito com o trabalho que tem sido feito por Lausan e Soulima desde que foram adquiridas pela Alliance Automotive Group Europe, que está até acima das nossas expetativas. Tal vai permitir seguir com a nossa estratégia e desenvolver tudo aquilo que temos pensado dentro do grupo, até porque são empresas que têm clientes robustos e muito sólidos”.

NAPA nos Estados Unidos

Dizem os responsáveis da NAPA que esta marca de peças é conhecida por 99% dos norte americanos. E razões para isso não faltam. Intitulando-se como o maior distribuidor de peças aftermarket do mundo, com mais de 22.000 milhões de dólares de faturação e mais de 53.000 funcionários, a NAPA possui uma gama de mais de 500.000 produtos. “A NAPA tem literalmente tudo o que é necessário para uma oficina”, diz Clemente Lobato, Diretor Comercial da Allliance Automotive Group Iberia. A marca aposta nos Estados Unidos num marketing permanente e “agressivo”, quer no acompanhamento aos clientes diretos (oficinas), quer na comunicação para o grande público. Um dos exemplos, para as oficinas, é o NAPA Know How, um conjunto de “muitas” informações técnicas para ajudar o profissional a colocar em prática a manutenção ou reparação do veículo com garantia de um trabalho sempre bem feito.

Dinamiza ainda, a NAPA Expo 2022, um gigantesco salão de aftermarket exclusivo da NAPA, aberto a profissionais e não profissionais. A comunicação para o grande público é constante. Por exemplo, desenvolvendo o conceito de que NAPA é velocidade, a marca patrocina equipas da Nascar e IndyCar, com todas as repercussões que essas modalidades têm nos Estados Unidos. Por último, refira-se que a NAPA é distribuída na América do Norte em mais de 6.000 lojas NAPA Auto Parts, que trabalham com mais de 17.000 oficinas NAPA Auto Care.

Consulte aqui o artigo completo.Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 90, de março de 2023. Consulte aqui a edição.

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