A Spinerg, Macro Distribuidor da Shell em Portugal, está atenta ao efeito da inflação no setor dos lubrificantes. Catarina Bastos, do marketing da Spinerg, explica as medidas que têm sido adotadas pela empresa para contrariar a escalada de preços dos lubrificantes.
Que efeito está a ter neste momento a inflação no negócio de peças auto (incluindo lubrificantes)?
Apesar do aumento generalizado das matérias primas e em particular dos derivados do petróleo, neste momento assistimos um crescimento no negócio dos lubrificantes automotive, fruto de um aumento da atividade clientes do aftermarket. Temos estudos que demonstram que o 2º trimestre de 2022 foi substancialmente melhor que o 2º trimestre do ano passado, situação transversal a qualquer tipologia de operador: das Oficinas independentes aos concessionários.
A médio prazo qual poderá ser o impacto da taxa de inflação muito alto no mercado?
O mercado da pós-venda vai seguramente ter um comportamento muito semelhante aos demais mercados, num cenário de inflação. A economia como um todo irá adaptar-se a esta nova realidade, fazendo os ajustamentos. Do nosso ponto de vista, se este um cenário se prolongar, podermos assistir a alguns ajustamentos do lado da procura, mais ainda quando se perspetivam algumas restrições aos consumos de energia que poderão ter reflexo no nosso mercado.
Que medidas está a dinamizar para combater esta subida inflacionada nos preços dos lubrificantes?
A Spinerg tem vindo a tentar minimizar, junto dos seus parceiros, o impacto das subidas de preços que o mercado de lubrificantes sofreu nos últimos meses, através de iniciativas de dinamização de entradas na oficina, recuperação de antigos clientes e de ajuda na construção de posicionamentos diferenciadores no mercado em que operam.
A Spinerg não está imune aos aumentos dos preços que derivam do aumento muito significativo das matérias primas mas, tendo uma oferta premium que se diferencia das demais, nomeadamente na sua gama Hélix neutra em carbono, estamos convictos que, com a informação adequada ao mercado, poderemos ultrapassar as dificuldades inerentes a um ambiente inflacionista.