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Nexus Automotive lembra importância da sustentabilidade no aftermarket

10 Março, 2021

Na CLEPA Aftermarket Conference, no passado dia 4 de março, Gael Escribe, da Nexus Automotive, focou a importância crescente e decisiva da sustentabilidade nos negócios do pós-venda automóvel.

“O aftermarket já não pode ignorar a preocupação com a sustentabilidade, tem de acordar e assumir esta nova mentalidade. O Covid-19 veio ajudar a aumentar a consciência em relação a este tema”, indicou o responsável, que mostrou também de que forma a Nexus Automotive está a lidar com esta nova abordagem. O responsável apresentou um estudo da McKinsey, que indica alguns pontos importantes para a sustentabilidade no aftermarket:

  • Peças mais “verdes”: fontes de material sustentável;
  • Reconstruídos: Reduzir as emissões de CO2, o consumo de energia e de recursos naturais dando às peças inúmeras vidas;
  • Logística “verde”: Distribuição mais eficiente – reduzir as taxas atuais de 6-8 entregas de oficina por dia;
  • Oficinas “verdes”: Qualificar as oficinas para lidarem com as tecnologias para reduzir as devoluções;
  • Analytics e tecnologias: Prever falhas do veículo com ferramentas digitais, para aumentar a eficácia da manutenção.

Segundo o responsável, ao nível do cliente, a procura por produtos e serviços sustentáveis aumentou radicalmente. “As decisões de compra são cada vez mais afetadas por considerações sustentáveis”, indicando também outro fator facilitador desta nova realidade: “A Comissão Europeia votou um projeto de lei para limitar a pegada de carbono das empresas com sede na Europa até 2035”, adiantando: “todos devem se preocupar, mas os líderes empresariais podem ter o maior impacto sobre o crescimento da sustentabilidade – são os principais impulsionadores. As regras de sustentabilidade devem ser incentivadas e a sustentabilidade não deve parecer um novo imposto. Além disso, é importante tornar a sustentabilidade compatível com os lucros das empresas”.

Gael Escribe indicou ainda algumas medidas tomadas pela Nexus internamente, entre as quais a criação de uma carta de sustentabilidade para todos os funcionários e a redução de 25% de emissões de carbono nas viagens e concluiu: “É importante definir o que é um serviço sustentável no distribuidor e ao nível da oficina, assim como identificar processos de produção sustentáveis, além de produtos reconstruídos. É fulcral também promover circuitos de entrega curtos e definir ações de sustentabilidade em cada nível da empresa”.

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