A NGK já era fornecedora de primeiro equipamento para este importante motor diesel da Mazda e agora lança no mercado de reposição as novas velas.
No final de 2014 a Mazda apresentou o seu novo motor diesel S5 de 1.5 litros SKYACTIV-D, que veio reforçar os argumentos de Mazda 2, 3 e CX-3. Para garantir uma combustão ótima deste motor em todas as condições ambientais, a Mazda escolheu velas diesel tipo NHTC da NGK Spark Plug. Agora, estas velas passam a estar á disposição do mercado de reposição com a denominação CZ165, o que permite às oficinas independentes poderem prestar o mesmo serviço do que as oficinas oficiais.
O motor 1.5 SKYACTIV-D trabalha com o sistema de mistura pobre e uma relação de compressão baixa, de apenas 14,8:1 para limitar as emissões do motor. Além disso, a Mazda desenvolveu um sistema de recirculação de gases de escape para alta e baixa pressão, reduzindo as temperaturas de combustão para manter as emissões de NOx do motor no mínimo. Como resultado, o motor cumpre com as regulações Euro6, inclusive sem sistemas de pós-tratamento de NOx.
Fruto de todos estes requisitos a marca japonesa escolheu a primeira geração de velas diesel da NGK de alta temperatura de cerâmica (NHTC). Estas oferecem altas prestações para apoiar o desenvolvimento da tecnologia diesel mais limpa. As velas diesel referência CZ165 (NGK Stock no. 93218) já está disponível para o pós-venda independente, sendo semelhante à vela OE CZ115 (Referencia Mazda no. S55018601), que a NGK fornece às linhas de montagem da Mazda.
A tecnologia NHTC permite à CZ165 chegar aos 1000 graus Celsius em menos de dois segundos. Permite ainda um pós-aquecimento contínuo a temperaturas acima dos 1300 graus centígrados e oferece a opção de aquecimento intermitente. Estas características são vitais para o motor 1,5 diesel da Mazda, sendo que a sua baixa relação de compressão faz com que seja difícil manter de forma permanente a temperatura de combustão num nível ótimo sem a ajuda de um aquecimento adicional.
Mais informações em www.ngk.es