A Nissan está fortemente apostada na mobilidade inteligente e tem vindo a anunciar projetos e medidas muito concretas com vista ao futuro do automóvel.
Recentemente, p Presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn subiu ao palco da CES para anunciar vários desenvolvimentos que a Nissan está conduzir como parte do seu plano de Mobilidade Inteligente, o qual pretende transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade em geral.
Os destaques incluem:
• O lançamento da Mobilidade Autónoma Contínua (SAM – Seamless Autnomous Mobility) da Nissan. Desenvolvida a partir de tecnologia da NASA, a SAM combina a inteligência artificial (IA) no veículo com o suporte humano para ajudar a que os veículos autónomos tomem decisões em situações imprevisíveis e construam o conhecimento da IA do veículo. Esta tecnologia permitirá que milhões de automóveis sem condutores coexistam com condutores humanos num espaço de tempo mais curto. A tecnologia insere-se no conceito de Integração Inteligente Nissan.
• A Nissan e a empresa japonesa de internet DeNA vão iniciar testes com o objetivo de desenvolver veículos sem condutor para uso comercial. A primeira fase destes testes iniciar-se-á este ano em zonas específicas do Japão e focar-se-ão no aperfeiçoamento da tecnologia sem condutor. Em 2020, a Nissan e a DeNA planeiam expandir o âmbito destes testes para incluir o uso comercial da tecnologia para os serviços de mobilidade na área metropolitana de Tóquio.
• Um novo LEAF chegará em breve. O novo modelo incluirá a tecnologia ProPILOT de condução autónoma numa única faixa de autoestrada. Este novo LEAF beneficiará da liderança da Nissan em veículos elétricos, traduzida nos mais de 250.000 Nissan LEAF vendidos em todo o mundo desde 2010 e representa o próximo capítulo da Energia Inteligente Nissan.
• A Aliança Renault-Nissan alarga a sua parceria com a Microsoft para construir a geração seguinte de tecnologias de automóveis conectados. A intervenção incluiu uma demonstração da forma como a tecnologia de assistente pessoal Cortana da Microsoft poderá tornar a condução mais eficiente e agradável. A Cortana é uma das tecnologias que a Aliança e a Microsoft estão a explorar em conjunto.
• Uma nova parceria com a “100 Resilient Cities – Pioneered by The Rockefeller Foundation” (100RC). A 100RC é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com o objetivo de ajudar as cidades a desenvolverem soluções para os desafios físicos, sociais e económicos. Em conjunto, a Nissan e a 100RC ajudarão as cidades a construir as bases para a condução autónoma, veículos elétricos e novos serviços de mobilidade. A Nissan é o primeiro parceiro automóvel da 100RC.
Para ver a intervenção na íntegra visite https://youtu.be/WjVVYK8l2PY
Mobilidade Inteligente da Nissan
O mundo enfrenta sérios problemas como as mudanças climáticas, o crescente trânsito nas estradas, acidentes e poluição atmosférica. A Nissan está empenhada em contribuir para as soluções destes problemas tornando os transportes mais seguros, mais inteligentes e mais agradáveis, com o derradeiro objetivo de alcançar as emissões zero e as zero fatalidades na estrada. A Mobilidade Inteligente Nissan marca a rota para este objetivo.
Guiados pela visão de mobilidade para todos, a Nissan está a democratizar estas inovações trazendo-as dos segmentos de luxo para os modelos compactos de volume elevado e assegurando que todos podem ter acesso aos seus benefícios. A Nissan está a fazer dos seus automóveis parceiros entusiasmantes para os clientes.
A Mobilidade Inteligente Nissan engloba três áreas chave de inovação:
A Condução Inteligente Nissan oferece aos clientes mais confiança através de uma maior segurança, controlo e conforto para todos a bordo. As bases para a condução autónoma já estão instaladas nos automóveis da marca através das suas avançadas características de segurança incluindo a Câmara Inteligente 360º e o Controlo Inteligente da Trajetória. As tecnologias de condução autónoma podem já ser encontradas veículos atuais da Nissan, com o Nissan Serena, o primeiro veiculo de produção em massa a disponibilizar a tecnologia Nissan ProPILOT. A Nissan tem um roteiro claro para a implementação desta tecnologia em mais modelos na Europa, Japão, China e nos Estados Unidos, no âmbito do lançamento de 10 modelos da Aliança Renault-Nissan até 2020.
A Energia Inteligente Nissan torna a condução mais entusiasmante para os clientes, simultaneamente reduzindo as emissões e melhorando a eficiência de combustível. A Nissan está empenhada numa abordagem holística para alcançar as emissões zero, aumentando a eficiência dos motores de combustão interna e utilizando cada vez mais tecnologias avançadas nos seus Veículos Elétricos. A Nissan continua a desenvolver e a avançar numa grande variedade de tecnologias de propulsão no âmbito do conceito de Energia Inteligente da Nissan, adequando-as aos diferentes segmentos de mercado e às diferentes regiões do mundo. A Nissan possui uma gama diversificada de tecnologias de Veículos Elétricos no seu portefólio, para além dos veículos 100% elétricos, como por exemplo a e-Power (híbrido em série) e de células de combustível. Cada tecnologia nova aumenta o portefólio, mas não substitui as outras tecnologias.
A Integração Inteligente Nissan mantém os clientes mais conectados através de uma ligação dos automóveis Nissan à sociedade que os rodeia. A Nissan está a ajudar a dar forma a um ecossistema sustentável, fazendo com que os automóveis interajam com as pessoas, com outros automóveis e com as infraestruturas rodoviárias. Esta abordagem levará à possibilidade de veículos operados remotamente e certamente à redução de congestionamentos de trânsito, a uma partilha de automóveis mais eficiente e a uma melhor gestão da energia.
A Mobilidade Inteligente da Nissan não pretende retirar aos seres humanos a experiência de condução. Em vez disso, pretende construir um futuro melhor para os clientes Nissan, no qual os seus automóveis são parceiros dos ocupantes, ajudando condutores e passageiros a disfrutarem de um ambiente mais seguro e mais conectado.