A Scania e a Nobina, o maior operador de transportes públicos dos países nórdicos, irão colaborar para dar início aos ensaios de autocarros autónomos em rotas regulares na zona de Estocolmo.
“A tecnologia atual já atingiu maturidade suficiente para iniciar ensaios em operações reais com autocarros autónomos na via pública, o que faz deste projeto um dos primeiros do seu género na Europa realizados com autocarros desta dimensão”, afirma Karin Rådström, Responsável pelos Autocarros de Transportes Públicos e de Turismo da Scania. “O projeto deverá fornecer um manancial de informações sobre o desenvolvimento dos grandes autocarros autónomos antes da sua introdução em grande escala”.
Os ensaios serão realizados em duas fases, inicialmente sem passageiros, antes de receberem a bordo os passageiros habituais. Sendo a segurança uma prioridade máxima durante os ensaios, os autocarros irão ter um condutor de segurança para monitorizar as operações e ajudar os passageiros.
“Na Nobina assumimos um compromisso máximo com aquilo em que acreditamos ser uma parte importante no futuro dos transportes públicos”, afirma Henrik Dagnäs, Diretor Executivo da Nobina Sweden. “Estes ensaios irão proporcionar-nos não só uma perspetiva concreta, como também uma enorme experiência no que se refere aos aspetos práticos do dia-a-dia da gestão e operação de autocarros autónomos, permitindo que mais pessoas utilizem os transportes públicos nas suas deslocamentos. As exigências da operação de autocarros autónomos não deverão ser muito diferentes as da operação de outros autocarros, incluindo no que diz respeito à fiabilidade, segurança e disponibilidade.”
Os dois autocarros elétricos Scania Citywide LF irão estabelecer a ligação entre a nova área residencial de Barkarby, em rápida expansão, localizada a cerca de 20 quilómetros do centro de Estocolmo, e uma estação de metro próxima. Os autocarros prestarão serviço ao longo de uma nova rota dedicada, de 5 km, com quatro paragens. Inicialmente prevê-se que cerca de um quilómetro seja conduzido de forma autónoma. Durante a segunda fase dos ensaios, espera-se que este serviço seja utilizado diariamente por cerca de 300 passageiros.
Os sistemas de trânsito e controle dos autocarros autónomos serão geridos conjuntamente pela Scania e a Nobina. O projeto de desenvolvimento já arrancou e o período de experiência tem o seu início programado para 2020. Durante os ensaios serão recolhidos dados sobre, por exemplo, velocidades médias, tempos de espera, desempenho atempado, resposta aos desvios e satisfação dos passageiros.
Em Barkarby já estão implementados diversos projetos inovadores no sector dos transportes públicos, tendo esta cidade sido descrita como o centro de sistemas de tráfego urbano mais modernos do mundo. Os projetos incluem os primeiros autocarros elétricos autopropulsionados da Europa a operar em tráfego regular programado, a infra-estrutura e os veículos Bus Rapid Transit, além de novas soluções digitais – tudo no âmbito de uma colaboração entre a Região de Estocolmo, o Município de Järfälla e a Nobina.