A Nokian Tyres apresentou o conceito de pneu Nokian Tyres Betula, que integra uma nova matéria-prima renovável desenvolvida a partir de casca de bétula.
O material foi criado pela empresa sueca Reselo e resulta do aproveitamento de resíduos da indústria global de pasta, papel e contraplacado, marcando a primeira utilização desta solução num pneu.
O novo material foi incorporado no composto da banda de rodagem do pneu conceptual, elevando para 93% a percentagem de materiais renováveis e reciclados utilizados nessa componente. Segundo a empresa, para além do impacto ambiental, o material apresenta potencial para melhorar o desempenho do pneu.
O Nokian Tyres Betula utiliza o desenho da banda de rodagem do pneu de inverno sem pregos Nokian Tyres Hakkapeliitta R5 e foi testado nos centros de ensaio da marca em Ivalo, na Lapónia finlandesa, e em Nokia, na Finlândia, com resultados considerados promissores. “Desde as fases iniciais, o potencial do material para ser utilizado em pneus foi evidente. O pneu conceptual Nokian Tyres Betula confirma a sua aplicabilidade e destaca o potencial para uma futura utilização comercial. Além disso, o material não é apenas sustentável, mas, de acordo com os nossos testes, demonstra também capacidade para melhorar o desempenho do pneu”, afirmou Teemu Soini, vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Nokian Tyres.
Este conceito insere-se no objetivo da Nokian Tyres de aumentar para 50% a incorporação de materiais reciclados e renováveis nos seus pneus até 2030. A empresa sublinha que o avanço depende de parcerias estratégicas, como a colaboração estabelecida com a Reselo. “Para a Reselo, esta parceria representa muito mais do que um projeto de desenvolvimento técnico. A escala da indústria de pneus e a sua abordagem tradicional tornam este setor desafiante, mas essencial para a inovação em borracha, e ver a colaboração com a Nokian Tyres avançar para o próximo nível é motivo de grande orgulho. A casca de bétula é um subproduto florestal de grande volume e abundante nos países nórdicos, e estamos a trabalhar passo a passo para produtos com melhor desempenho e maior sustentabilidade, com a circularidade no centro”, afirmou Josefin Larsson, diretora-executiva da Reselo.
A cooperação entre as duas empresas teve início em 2023, quando a Reselo venceu o desafio de inovação sustentável Fast Race Big Change promovido pela Nokian Tyres. Em 2024, foi assinado um acordo de desenvolvimento para aprofundar a utilização do material renovável na produção de pneus, projeto que prossegue após o lançamento do pneu conceptual.
Os pneus conceptuais desempenham um papel relevante no desenvolvimento de produtos da Nokian Tyres, permitindo testar novos materiais, tecnologias e soluções de design antes da produção comercial. Em 2022, a empresa apresentou o Nokian Tyres Green Step, com 93% de materiais reciclados ou renováveis, seguindo-se em 2024 o Green Step Ligna, que integrou uma alternativa renovável à base de lignina ao negro de fumo tradicional.
Já o pneu Nokian Tyres Seasonproof 2, lançado em 2025 para o mercado da Europa Central, alcançou até 38% de materiais renováveis e reciclados em produção comercial.








