A Nokian Tyres, fabricantes de pneus, e a UPM, referência na produção de biomateriais, estão a colaborar para aumentar a sustentabilidade na indústria dos pneus, ao introduzir o primeiro pneu conceptual feito com um novo material renovável, com potencial para substituir uma parte significativa do negro de carbono atualmente utilizado na produção de pneus.
O material inovador, denominado UPM BioMotion RFF, é uma alternativa promissora e totalmente renovável, baseada em “lignina”, para o negro de carbono tradicional, reduzindo a necessidade de materiais fósseis e diminuindo as emissões de carbono na fabricação de pneus.
A Nokian Tyres tem vindo a inovar no uso deste material e registou uma patente para a sua aplicação em pneus. Agora, a Nokian Tyres está a licenciar a sua patente à UPM, o que permitirá à UPM fornecer a matéria-prima à indústria dos pneus. A UPM produzirá o material na sua nova biorrefinaria de bioquímicos em Leuna, Alemanha, que estará pronta em breve.
“A nossa parceria com a Nokian Tyres marca a emocionante entrada dos nossos enchimentos funcionais renováveis nos mercados globais de pneus. Ao demonstrar com sucesso o valor da sua aplicação, estamos a preparar o terreno para expandir o nosso negócio de biorrefinarias, de forma a contribuir significativamente para a transformação sustentável do setor da mobilidade e além”, afirma Michael Duetsch, Vice-Presidente de Bioquímicos na UPM.
Nokian Tyres Green Step Ligna
O pneu conceptual Nokian Tyres Green Step Ligna é o primeiro pneu feito com UPM BioMotion RFF, uma matéria-prima de lignina à base de madeira, totalmente renovável e produzida pela UPM. No pneu conceptual, todo o negro de carbono fóssil nas paredes laterais do pneu é substituído pelo novo material.
“Com este pneu conceptual, demonstramos a usabilidade deste novo material inovador nos pneus. O nosso pneu conceptual marca um avanço na utilização de materiais renováveis, não apenas para nós, mas para toda a indústria dos pneus. Ao prototipar este material renovável nos nossos pneus, pretendemos estabelecer novos padrões de responsabilidade ambiental”, afirma Teemu Soini, Vice-Presidente de Inovação e Desenvolvimento da Nokian Tyres.
O primeiro pneu conceptual da Nokian Tyres contendo UPM BioMotion RFF foi exibido na conferência da indústria alemã de borracha, DKT 2024, em Nuremberga, Alemanha, no passado mês de julho.
Características superiores ao negro de carbono
“Estamos constantemente a trabalhar em inovações que nos aproximam da nossa meta de aumentar a proporção de matérias-primas recicladas ou renováveis nos pneus para 50 por cento até 2030. Desde 2022, uma parte do negro de carbono utilizado pela Nokian Tyres provém de materiais reciclados. Vemos a “lignina” como uma alternativa renovável promissora ao negro de carbono tradicional e, no futuro, esperamos que os materiais de enchimento renováveis à base de lignina encontrem o seu lugar nos pneus, complementando uma proporção crescente de conteúdo reciclado”, explica Teemu Soini.
Atualmente, o negro de carbono é utilizado como enchimento reforçador nos pneus, melhorando propriedades como a resistência e resiliência. De acordo com testes laboratoriais iniciais, o UPM BioMotion RFF apresenta características superiores ao negro de carbono tradicional. Substituir uma parte significativa do negro de carbono atualmente usado nos pneus por este novo material de enchimento renovável oferece um grande potencial para pneus mais sustentáveis, já que os enchimentos representam aproximadamente 30 por cento das matérias-primas de um pneu.
A UPM fornecerá inicialmente o UPM BioMotion RFF à Nokian Tyres para prototipagem, incluindo testes rigorosos para utilizar o novo material na produção. A Nokian Tyres está a avaliar cuidadosamente o desempenho, segurança e impacto ambiental do material em comparação com o negro de carbono tradicional.