A Nokian Tyres inaugurou a sua fábrica de pneus para automóveis ligeiros em Oradea, Roménia. A fábrica opera sem utilizar qualquer energia de origem fóssil, tornando-se a primeira fábrica de pneus em grande escala com emissões zero de CO2 no mundo.
A grande inauguração da fábrica de Oradea contou com a presença de autoridades governamentais romenas de alto nível, autoridades locais, embaixadores da Finlândia e da Roménia, juntamente com o Conselho de Administração e a Equipa de Gestão da Nokian Tyres, além de cerca de 200 convidados.
“Estamos muito satisfeitos por inaugurar hoje a nossa fábrica em Oradea. Isto fortalecerá a nossa capacidade de servir os nossos clientes na Europa Central e além, apoiando o nosso crescimento planeado para alcançar uma receita de 2 mil milhões de euros. Com a nossa fábrica de pneus em grande escala e com emissões zero de CO2, estamos prontos para liderar a indústria e estabelecer um novo padrão para a fabricação sustentável de pneus”, afirma Jukka Moisio, Presidente e CEO da Nokian Tyres. “Todo o processo de construção foi extremamente eficiente, e gostaria de agradecer a todos os que tornaram esta conquista possível”, acrescenta.
Apenas energia com emissão zero de CO2
Na fábrica de Oradea da Nokian Tyres, não é utilizada qualquer energia gerada por combustíveis fósseis. Isto permite que toda a fábrica opere com emissões zero de CO2, alcançado através de uma combinação de soluções.
“A fábrica torna a Nokian Tyres, mais uma vez, pioneira na indústria de pneus. Toda a eletricidade utilizada na fábrica de Oradea, Roménia, é isenta de emissões de CO2. Parte da eletricidade utilizada na fábrica é gerada por unidades de energia solar no local. O vapor utilizado para curar os pneus é gerado por caldeiras elétricas inovadoras, que utilizam eletricidade totalmente livre de emissões de CO2, em vez dos combustíveis fósseis habituais, como carvão ou gás. Além disso, o processo de fabricação de pneus é muito eficiente em termos de energia, pois estamos a utilizar apenas tecnologia e maquinaria moderna. Com a nossa nova fábrica em Oradea, estamos verdadeiramente a demonstrar o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Adrian Kaczmarczyk, Vice-Presidente Sénior, Excelência Operacional, Nokian Tyres.
6 milhões de pneus por ano
A fábrica produziu o seu primeiro pneu em julho de 2024, e o projeto está a aumentar a capacidade anual para 6 milhões de pneus, com potencial de expansão no futuro. A fábrica focar-se-á na produção de pneus para automóveis ligeiros, principalmente para serem vendidos no mercado da Europa Central, uma vez que está estrategicamente localizada perto dos clientes dessa área.
A área total da fábrica é de cerca de 54 hectares. As instalações incluem a unidade de produção, uma instalação de distribuição para armazenamento e distribuição de pneus, e edifícios de mistura, utilidades e administração. A área total construída é de aproximadamente 100.000 m².
O valor total do projeto é de aproximadamente 650 milhões de euros, o que posiciona a empresa finlandesa como um dos maiores investidores estrangeiros na Roménia nos últimos anos. Para financiar o seu investimento na produção sustentável de pneus, a Nokian Tyres receberá um apoio estatal do governo romeno no valor de cerca de 100 milhões de euros e um empréstimo de investimento do Banco Europeu de Investimento no valor de 150 milhões de euros.