A Nokian Tyres assinou um acordo de desenvolvimento com a empresa sueca de ciência de biomateriais Reselo AB, com o objetivo de adicionar material renovável, feito a partir de resíduos de casca de bétula, aos pneus.
O acordo pretende avançar no desenvolvimento do material renovável Reselo Rubber, como um potencial novo material para pneus. O Reselo Rubber é um material totalmente renovável, feito a partir da casca de bétula proveniente dos resíduos das indústrias globais de pasta, papel e contraplacado. O objetivo do acordo de cooperação agora assinado é desenvolver o material para adaptá-lo à produção comercial de pneus.
“De acordo com os testes laboratoriais iniciais que realizámos no Reselo Rubber, este tem um grande potencial para substituir materiais tradicionais à base de fósseis nos pneus. Além disso, o material não só é renovável, como acreditamos que poderá também melhorar as características de desempenho dos pneus. Estamos entusiasmados por continuar a desenvolvê-lo em colaboração com a Reselo e esperamos ter o Reselo Rubber nos pneus da Nokian Tyres no futuro,” afirmou Heini Siekkinen, Gestora Sénior de Investigação e Sustentabilidade da Nokian Tyres.
“Estamos orgulhosos e entusiasmados por unir forças com a Nokian Tyres para melhorar ainda mais a sustentabilidade do maior segmento da indústria da borracha. A parceria com a Nokian Tyres marca um marco importante na nossa ambição de revolucionar a indústria da borracha com uma borracha de alto desempenho, de base biológica,” indicou Henrik Otendal, CEO e um dos fundadores da Reselo.
A Reselo foi a vencedora do desafio de inovação sustentável da Nokian Tyres, FAST RACE, BIG CHANGE, que visava encontrar novas soluções para pneus mais sustentáveis. Após os testes preliminares, foi estabelecido o potencial do Reselo Rubber como possível material para pneus, e agora a cooperação continua em estreita colaboração para desenvolver o material e adaptá-lo às exigentes propriedades dos pneus numa escala industrial.
Um dos objetivos de sustentabilidade mais importantes da Nokian Tyres é garantir que 50% das matérias-primas utilizadas nos pneus sejam renováveis ou recicladas até 2030, e a empresa já atingiu vários marcos recentemente. Em junho de 2024, a Nokian Tyres demonstrou a viabilidade do UPM BioMotion, um novo material renovável inovador para pneus, ao apresentar o pneu-conceito Nokian Tyres Green Step Ligna. Em agosto de 2024, a Nokian Tyres anunciou que a sua fábrica em Nokia, Finlândia, obteve a certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) PLUS. Com esta certificação, a Nokian Tyres pode introduzir novas matérias-primas sustentáveis, certificadas pela ISCC PLUS, nos seus pneus.
“Acreditamos que o Reselo Rubber tem potencial para ser um dos passos na nossa jornada em direção ao nosso objetivo, e estamos satisfeitos por ter a Reselo como parceira a apoiar a nossa missão,” referiu Teemu Soini, Vice-Presidente de Inovação e Desenvolvimento da Nokian Tyres.