Chama-se ADPA e junta fabricantes, fornecedores de informação técnica e distribuidores. Os membros fundadores são a Autodata, Robert Bosch, HaynesPro, Hella Gutman Solutions, Sator Holding LKQ e TecRMI.
Os representantes das principais editoras de dados técnicos automóveis independentes uniram-se e fundaram uma nova associação europeia, em Bruxelas, a ADPA. Criada a 21 de janeiro de 2016, a Associação Europeia de Editores Independentes de Dados Automóveis (European Independent Automotive Data Publishers Association), foi criada para “garantir o acesso igual aos dados e informação automóvel e fornecer um enquadramento concorrencial para os editores de dados independentes”, explicam os fundadores da nova associação.
“É um dia histórico para a indústria de editores de dados para unir forças com vista a manter o controlo de mercado e das políticas da UE, falando a uma só voz. Os principais players da indústria estão representados na associação e estamos todos orgulhosos desta conquista significativa “, explicou Ralf Pelkmann (TecRMI), presidente da ADPA.
Peter Van der Galien, da HaynesPro, vice-presidente da ADPA, acrescentou: “certificando-se de que os operadores de mercado de reposição independente consigam obter todas as informações que precisam, a Associação acabará por permitir a escolha competitiva para consumidores de automóveis e empresas para poderem lidar com todo o tipo de veículos”.
Em breve serão conhecidas as primeiras ações e posições da ADPA, que passa assim a fazer lobi nesta área junto da União Europeia, onde os grupos de pressão dos construtores automóveis são muito fortes. (Leia aqui a entrevista ao vice-presidente da FIGIEFA, que fala sobre esse assunto).