A nova bateria de 48 volts da Bosch para híbridos já está disponível para os fabricantes de todo o mundo. Esta bateria inovadora de 48 volts é padronizada para facilitar a integração em modelos de veículos novos.
Fabricantes reconhecidos e start-ups podem assim eliminar processos de desenvolvimento longos e dispendiosos. “A Bosch é uma incubadora da eletromobilidade. Ajudamos os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento e a lançar os seus produtos mais rapidamente “, afirmou Rolf Bulander, Presidente do negócio Bosch Mobility Solutions e membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Antecipando o aumento de mercado dos veículos híbridos, a Bosch oferece outros componentes para estes modelos, para além da bateria de 48 volts. A empresa estima que cerca de 15 milhões de veículos híbridos de 48 volts estarão na estrada até 2025.
Seja na China, Europa ou América do Norte – todos estão a reunir esforços para reduzir as emissões de CO2, o que na prática significa reduzir o consumo de combustível dos carros. A Bosch projetou sistematicamente a sua nova bateria de 48 volts para fazer exatamente isso. Por exemplo, as células de iões de lítio usadas pela Bosch são tão compactas quanto possível, e conseguem uma redução no CO2. A bateria de 48 volts tem tido bastantes pedidos, particularmente entre os fabricantes chineses, e a unidade de iões de lítio está preparada para se tornar um sucesso global. A Bosch já está em negociações com mais de uma dúzia de clientes e conseguiu um número considerável de projetos de produção.
O segredo do sucesso da bateria é o seu conceito sofisticado, que oferece uma forma barata de ajudar a reduzir as emissões de CO2 dos veículos. Isso também acontece devido ao design do produto, pois a bateria não requer refrigeração ativa e sua caixa é feita de plástico e não de metal. Ambos esses fatores reduzem ainda mais os custos. A caixa de plástico apresenta um verdadeiro desafio, à medida que as células de iões de lítio se expandem quando a bateria está a ser carregada e ao longo da sua vida útil. Os engenheiros da Bosch reorganizaram as células na bateria de 48 volts para que mesmo a caixa de plástico possa suportar a pressão.
“Na Bosch, há muito tempo que estamos a investir antecipadamente em eletromobilidade. Agora, esses investimentos estão gradualmente a dar frutos”, afirmou Mathias Pillin, chefe de eletromobilidade da Bosch. Nas estradas do mundo, já existem mais de 500.000 carros elétricos e híbridos equipados com componentes da Bosch. A empresa investe 400 milhões de euros por ano em eletromobilidade. A Bosch tem anos de experiência de mais de 30 projetos de produção, inclusive no fabrico de baterias, e essa experiência agora a dar frutos. Como Michael Budde, chefe da Bosch Battery Systems, diz: “Estamos a demonstrar que há mais numa bateria do que fazer com que ela seja mais rápida, mais forte, mais duradoura; Em vez disso, há uma arte para encontrar uma solução adequada”.
Com a sua nova bateria, a Bosch desempenha um papel fundamental ao tornar a bateria híbrida de 48 volts acessível para o mercado. À medida que o mercado de massa para híbridos se expande, a Bosch espera que a sua bateria encontre sucesso no Japão e na Europa também. “Estamos confiantes de que isso irá posicionar-nos como líder de mercado para baterias de 48 volts”, refere Budde.