Ver todas

Back

Nova licença trás novos desafios à Valorpneu

9 Outubro, 2024

Sob o lema “Nova era, a mesma direção: um mundo mais sustentável”, a Valorpneu, realizou em Almancil o seus 22º Encontro Anual. O mote deste encontro esteve focado no contributo desta entidade para a circularidade, neste caso dos pneus, mas também os desafios criados pela nova licença.

Todo os anos a Valorpneu realiza o seu tradicional Encontro Anual e, como também é tradicional, vai escolhendo diferente localizações do país, para o realizar. Desta feita foi em Almancil, no Algarve, que esta entidade gestora dos pneus, reuniu os parceiros, começando com uma intervenção protocolar de Hélder Pedro, gerente da Valorpneu, destacando a implementação de ações de sensibilização e educação junto de diversos entidades e estabelecimentos de ensino, promovendo a importância da sustentabilidade e dos interesses ambientais, bem como das políticas ESG. A importância da circularidade dos pneus foi também referida assim como a nova licença obtida que permitirá à Valorpneu desenvolver a sua atividade pelo menos por mais 10 anos.

Mafalda Mota, da APA, falou da nova licença atribuída à Valorpneu, começando por falar do período de 10 anos que garante uma maior estabilidade a esta entidade gestora, sendo que novas metas vão chegar, nomeadamente a meta dos 100% de recolha, que levará também a desenvolver novos destinos para os pneus.

O tema da redução dos custos administrativos e financeiros tendo em conta a redução do “eco valor” foi abordado por Mafalda Mota, dizendo que foram tomadas medidas concretas para que tal acontecesse, mas que as próprias entidades gestoras devem trabalhar nesse sentido.

Por seu lado, Gracinda Marote, da DGAE, abordou diversos aspetos da nova licença da Valorpneu como entidade gestora, como seja a possibilidade de redução das prestações financeiras em função dos resultados (a Valorpneu cumpre as metas todas).

Climénia Silva, da Valorpneu, abordou o desempenho desta entidade gestora, que superou novamente todas as metas a que estava obrigada, dizendo que a transição para a nova licença trouxe ainda mais responsabilidades e mais desafios. A responsável da Valorpneu falou ainda da inovação, que é essencial para o desenvolvimento do sistema e para a sustentabilidade do fluxo de pneus, abordando alguns projetos em desenvolvimento, junto de diversas entidades, mas também a necessidade de encontrar novas formas de reciclagem. Climénia Silva abordou também o tema sobre o trabalho que tem sido feito ao nível da normalização dos produtos derivados de pneus usados.

Ana Costa, da Beta-i, abordou o desenvolvimento do programa Next Lap, que tem em vista a introdução de novas abordagens à reciclagem dos pneus em fim de vida.

Foi ainda apresentado, por Pedro Marques, da EY, o desempenho da rede de recolha e entregue o prémio à entidades que mais se destacou nesse domínio (entre junho de 2023 e junho de 2024), como foi o caso da empresa Ribeiro & Filhos – Recolha e Transporte de Pneus Usados, Lda, que tem a sua sede em Coruche.

Muitos outros temas e assuntos foram abordados neste 22º Encontro Anual, que poderá ler na próxima edição da Revista PÓS-VENDA.

 

PALAVRAS-CHAVE