As novas molas pneumáticas Sachs, apresentadas pela ZF Aftermarket recentemente, pretendem tornar mais fácil a tarefa da substituição de molas pneumáticas para oficinas.
No passado, a suspensão pneumática era uma característica exclusiva dos veículos de luxo. Hoje, no entanto, estas suspensões podem ser encontradas em cada vez mais veículos de gama média e SUVs. Atualmente, existem cerca de seis milhões de automóveis na Europa que têm molas pneumáticas, pelo menos, no eixo traseiro, mas em muitos casos estão aplicadas em ambos os eixos. Uma vantagem importante deste tipo de construção é que o controlo de nível está sempre disponível, razão pela qual é frequentemente utilizada no eixo traseiro de automóveis familiares, SUVs ou carrinhas com cargas úteis elevadas. Além disso, este design garante maior conforto de condução e é mais leve do que uma mola de aço convencional.
Para garantir que as oficinas de automóveis também possam confiar nos produtos ZF de alta qualidade neste segmento de mercado em crescimento, a ZF Aftermarket lançou a sua própria gama de molas pneumáticas com a marca Sachs. As molas pneumáticas Sachs são fabricadas com materiais de alta qualidade e resistentes à corrosão, têm uma longa vida útil e são altamente resistentes a influências externas. Além disso, são fáceis de retirar e instalar graças à sua geometria específica e precisa e à ligação de ar especial.
Markus Wittig, Diretor de Business Line Passenger Car Aftermarket, diz: “Estamos a complementar nossa gama inigualável de peças de alta qualidade e serviços líderes com uma inovação, que é estrategicamente importante para nós. Com as molas pneumáticas Sachs, não só fornecemos aos nossos clientes de oficina um produto de qualidade excecional, mas também oferecemos um apoio ótimo durante a substituição no veículo: por um lado, através das características de instalação particularmente boas do produto, mas também através de informações de serviço específicas do modelo que podem ser facilmente consultadas através de um smartphone”.
O novo produto da Sachs está agora disponível para veículos com molas e amortecedores dispostos separadamente. Isto inclui muitos modelos da Audi, BMW e Mercedes-Benz, mas também de outras marcas como, por exemplo, a Citroën. A gama crescerá continuamente nos próximos meses.
Passo a passo: substituição de uma mola pneumática
A razão mais comum para a necessidade de trocar a mola é a perda de ar. Isto pode ser constatado quando o veículo diminui a altura ao solo significativamente durante períodos de paragem mais longos ou não atinge o seu nível de condução. Se o condutor ignorar ou nem sequer notar este dano, o compressor entra em funcionamento contínuo porque tem de compensar a perda de pressão. Isto leva ao aumento do desgaste do compressor e possível falha prematura.
A utilização de um aparelho de diagnóstico é indispensável quando se trabalha nas suspensões pneumáticas. Isto aplica-se não só à resolução de problemas, mas também porque alguns veículos exigem que se coloque em modo de serviço ou elevação. Outros fabricantes de automóveis prescrevem a remoção do fusível do compressor ao trabalhar na suspensão de pneumática. É essencial que as oficinas consultem essas instruções específicas do fabricante antes de iniciarem os trabalhos. É aqui que os clientes da ZF Aftermarket têm uma vantagem, pois o especialista em peças de substituição fornece todas as informações técnicas necessárias para a substituição de molas pneumáticas. As informações de serviço podem ser obtidas rapidamente por smartphone. A embalagem do produto tem um código QR com ligação a um website da ZF onde se encontram as informações de reparação adequadas para o respetivo modelo.
Antes da remoção, o técnico de mecatrónica deve drenar a mola pneumática. Na maioria dos casos, ele pode inserir o comando para fazer isso através do aparelho de diagnóstico. Esse processo pode levar vários minutos e sua conclusão é indicada pelo aparelho de diagnóstico. Quando a mola estiver vazia, o técnico de mecatrónica pode removê-la. Uma vez que as molas pneumáticas independentes geralmente só são encaixadas e fixadas, este processo é muito rápido e fácil – ao contrário das molas de aço, que exigem um compressor de mola.
Instalar a nova peça é igualmente fácil. Ao montar o tubo de ar, uma característica inovadora das novas molas pneumáticas ZF facilita a instalação. As peças de substituição já estão equipadas com uma ligação de ar pré-montada na qual só tem de se inserir o tubo. Com produtos de outros fornecedores, por outro lado, a ligação de ar deve ser previamente pré-montada durante a instalação.
No final do processo de reparação, o técnico de mecatrónica inicia a recarga da mola pneumática utilizando um aparelho de diagnóstico. Naturalmente, para uma reparação equilibrada, as molas pneumáticas devem sempre ser substituídas em pares, assim como as molas de aço ou os amortecedores.