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Novas regras em 2020 em termos de rotulagem dos pneus

4 Março, 2020

Os automobilistas vão passar a estar mais bem informados aquando da escolha de pneus novos para os seus automóveis. O Conselho Europeu adotou recentemente um regulamento que impõe novas regras em matéria de rotulagem dos pneus no que respeita a parâmetros como a eficiência energética, a aderência em pavimento molhado e o ruído.

O regulamento tem por objetivo tornar os rótulos mais visíveis e dar mais informação aos consumidores, permitindo-lhes escolher pneus mais seguros, mais eficientes em termos energéticos e mais silenciosos.

O regulamento introduz uma série de alterações importantes às regras anteriores. Os rótulos tornar-se-ão mais visíveis e claros para os consumidores graças às novas obrigações sobre a forma de os apor e à eliminação, na escala, de classes de desempenho não utilizadas. Serão acrescentados ícones relativos à aderência na neve e no gelo e o grafismo do rótulo será atualizado.

Tal como todas as outras categorias de pneus, também os pneus recauchutados são abrangidos pelo regulamento. Os requisitos relativos aos pneus recauchutados serão aplicáveis assim que estiver disponível um método de ensaio adequado para medir o desempenho desses pneus.

O regulamento também inclui disposições que permitirão acrescentar parâmetros sobre quilometragem e abrasão quando estiverem disponíveis métodos de ensaio adequados. Estas regras deverão ajudar a reduzir a quantidade de microplásticos que entra no ambiente devido à abrasão dos pneus. No futuro, os pneus para camiões e autocarros terão também de ostentar o rótulo.

O regulamento ainda terá de ser formalmente adotado pelo Parlamento Europeu.

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