A Nissan assegura que os avanços na conetividade do automóvel, na tecnologia de segurança e no âmbito da personalização terão um contributo previsível de 30% nas receitas pós-venda da marca na Europa até 2022.
A Nissan Europa lançou uma nova estratégia abrangente da empresa para transformar a experiência de propriedade do cliente através de tecnologias inovadoras e serviços otimizados. O resultado: os clientes terão acesso a serviços para automóveis conectados e a maior personalização e capacidade de escolha nos acessórios dos seus veículos. Estes novos serviços terão tendência a aumentar cada vez mais o crescimento no ramo de pós-venda da Nissan, o qual se prevê que venha a ter um contributo de 30 por cento nas receitas de pós-venda da companhia, na Europa, até 2022.
“A Nissan Europa tem uma visão abrangente e de longo prazo quanto ao desenvolvimento de tecnologias e serviços mais avançados, que proporcionem aos nossos clientes uma capacidade de personalização e escolha sem precedentes, com base nos nossos investimentos neste âmbito”, afirmou Vincent Wijnen, Vice-presidente de pós-venda, Qualidade ao Cliente e Formação da Nissan Europa.
“Estamos empenhados na evolução e na transformação do design e do fabrico de automóveis, proporcionando um novo nível de sofisticação e personalização em linha com os estilos de vida e com as aspirações dos nossos clientes atuais e futuros. O derradeiro objetivo é proporcionar uma hiperpersonalização e um maior controlo do veículo”, concluiu.
O elemento-chave desta estratégia é o desenvolvimento de conetividade para todos os clientes, incluindo aqueles em mercados emergentes. Os dispositivos conectados serão disponibilizados como opção de fábrica, inicialmente no Japão, com expansão para outros mercados posteriormente.
A Nissan também está a desenvolver soluções acessíveis com vista a disponibilizar a conetividade aos seus clientes existentes e como opção pós-venda. Vão ser disponibilizadas inúmeras novas tecnologias a clientes que já possuem veículos Nissan que não foram fabricados como automóveis conectados, permitindo que os proprietários passem a beneficiar também dos serviços conectados.
Futuramente, os automóveis Nissan vão informar antecipadamente os clientes sobre a necessidade de efetuar serviços de manutenção e encomendar peças automaticamente a partir da cadeia de fornecimento, de forma a assegurar a disponibilidade no concessionário aquando das visitas do cliente para manutenção.
Esta estratégia também reforça a oferta da Nissan no âmbito da personalização e dos acessórios posicionando a empresa na vanguarda da personalização na indústria automóvel. Na Europa, a Nissan tem vindo a liderar este movimento, tendo começado com o Nissan Juke há dois anos, oferecendo aos clientes um elevado nível de personalização através de uma palete de cores personalizável para o exterior dos veículos e acabamentos interiores.
Atualmente, 80 por cento dos Nissan Juke vendidos são personalizados pelos seus proprietários no interior ou no exterior, ou em ambos em muitos casos, tornando o modelo num dos três mais lucrativos no que respeita a acessórios. Como próximo passo, a Nissan está a avançar com o processo de fabrico e design do novo Micra de modo a proporcionar aos clientes uma capacidade de escolha ainda maior no que respeita a cores e acabamentos.
Através destes avanços na tecnologia automóvel conectada e na expansão da utilização de grandes dados, a Nissan terá capacidade para oferecer novos serviços, melhorar a experiência nos concessionários e aumentar a fidelização de clientes. Esta abordagem vai permitir também dinamizar de forma muito significativa a cadeia de fornecimento global, implementando uma logística em tempo útil com vista a aumentar a eficiência no processo de fabrico, desde a fábrica até à entrega a cliente no concessionário.