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Novo filtro Mann-Filter para os eixos eletrónicos nos veículos elétricos pesados

11 Julho, 2022

A Mann-Filter tem disponível o novo filtro de óleo W 7071, com qualidade de equipamento original, para veículos pesados elétricos, no mercado do aftermarket.

A maioria dos veículos elétricos pesados tem uma transmissão alojada que é conhecida como e-axle (eixo eletrónico). Este e-axle é uma solução compacta para o acionamento elétrico de veículos elétricos a bateria e aplicações em veículos híbridos. Motor elétrico, eletrónica de potência e transmissão são combinados numa unidade compacta, que aciona diretamente o eixo do veículo.

Para atender aos novos requisitos de eletromobilidade quando se trata de filtragem de óleo, a Mann+Hummel desenvolveu novos filtros de óleo de transmissão para fornecer refrigeração e lubrificação perfeitas do eixo eletrónico. Para veículos pesados no mercado de reposição independente, um desses filtros de óleo de transmissão está disponível como Mann-Filter W 7071 para o Mercedes-Benz eActros 300 e eActros 400.

Lubrificação e refrigeração com um óleo

Como todos os componentes da transmissão estão integrados no eixo eletrónico, um circuito de óleo no total é suficiente para refrigeração e lubrificação. No entanto, esta é uma vantagem com um porém: como o óleo entra em contato com componentes mecânicos e eletrónicos, partículas metálicas e lascas da transmissão podem acabar na eletrônica de potência e no motor elétrico, causando danos. Portanto, o e-axle só funciona se essas partículas forem removidas do sistema de forma eficiente, rápida e permanente. Tal como acontece com muitas transmissões convencionais, o foco está na separação de partículas: um filtro é necessário para isso.

O filtro de óleo de transmissão Mann-Filter W 7071 está equipado com o novo meio de filtração MULTIGRADE O-em 50, especialmente adaptado às necessidades de óleo para lubrificação e refrigeração de eixos eletrónicos.

Especificamente, o meio de filtragem totalmente sintético funciona da seguinte forma: As perdas de pressão são reduzidas em aproximadamente 50% e, portanto, são significativamente menores em comparação com os filtros de óleo de transmissão convencionais feitos de meio de celulose. Outro efeito positivo: Pressões diferenciais significativamente reduzidas fazem com que a válvula de derivação abra por tempos mais curtos e com menos frequência. Isso permite que um fluido mais filtrado e limpo chegue às áreas que requerem lubrificação, garantindo uma vida útil mais longa da transmissão. A baixa pressão diferencial também significa menores requisitos de energia para todo o sistema e tem um efeito benéfico na autonomia de veículos elétricos.

O meio filtrante totalmente sintético também é caracterizado por uma resistência química significativamente maior à quebra durante o período de uso, razão pela qual o filtro é adequado para intervalos de manutenção muito longos de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Além disso, o W 7071 possui um alto grau de separação: 99,5% com tamanho de partícula de 50 µm. Para comparação: Um cabelo humano tem um diâmetro de 50–100 µm.

 

 

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