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Novo modelo de retalho Stellantis já a partir de 2023

28 Novembro, 2022

O Novo Modelo de Retalho da Stellantis será implementado a partir de meados de 2023, arrancando em três mercados (Áustria, Belux e Holanda), vendo-se depois e progressivamente alargado na Europa após a primeira fase piloto.

A Stellantis avança a toda a velocidade na execução do seu Plano Estratégico “Dare Forward 2030”, tendo como ambição ser nº 1 na satisfação dos clientes em todos os mercados, nos produtos e nos serviços.

As mudanças ambientais e regulatórias estão a ter um impacto no modelo de distribuição da indústria, direcionando as gamas das Marcas para a eletrificação. Como anunciado aquando do “Stellantis EV Day”, em julho de 2021, o conjunto das marcas do grupo Stellantis tem como objetivo comum alcançar um mix de 100% de vendas de automóveis de passageiros elétricos a bateria (BEV) na Europa, no final de 2030. A partir de 2025, nos segmentos de luxo e premium, a empresa apenas fará lançamentos de propostas BEV, para depois as alargar a todo o seu portefólio. Importa destacar que todos os lançamentos que decorram a partir de 2026, inclusive, serão apenas de BEV.

A Stellantis pretende estar na linha da frente desta mudança, permitindo que a sua rede se adapte com uma vantagem temporal suficiente num contexto cada vez mais competitivo, com a entrada de novos participantes.

“A visão da Stellantis é promover um modelo de Distribuição sustentável e todas as entidades envolvidas irão beneficiar com essas alterações, tendo a experiência do cliente como elemento central”, refere Uwe Hochgeschurtz, Stellantis Chief Operating Officer, Europa Alargada. “Os clientes poderão tirar partido de uma abordagem multimarca e multicanal, com uma oferta de serviços mais ampla. Os Concessionários terão um novo e eficiente modelo de negócio que visa beneficiar do portefólio de 14 marcas da Stellantis, criando sinergias, otimizando custos de distribuição e propondo soluções de mobilidade sustentável adicionais. Os nossos parceiros desempenham um papel importante pelo facto de serem os representantes das nossas marcas no terreno.”

A Stellantis e os seus parceiros de negócios têm estado envolvidos em interações construtivas e conjuntas que contribuam para o desenvolvimento do futuro modelo, tendo em conta o enquadramento do BER (Block Exemption Regulation), perfilando-se Áustria, Belux (Bélgica e Luxemburgo) e Países Baixos como mercados-piloto no processo de transformação, a partir de julho de 2023. O novo sistema de distribuição será, depois e progressivamente, implementado no resto da Europa.

A simulação económica comparativa com o modelo planeado permite demonstrar uma rentabilidade no mínimo equivalente, se não superior, para a nossa rede, considerando-se, em simultâneo, uma maior assunção de custos por parte da Stellantis e a redução da exposição aos riscos dos nossos distribuidores.

Preparando-se para esta transição, as organizações nacionais Stellantis são parte desta dinâmica de transformação, projetando-se para se tornarem mais flexíveis e ágeis na abordagem do novo percurso do cliente, criando um ecossistema mais eficiente e sustentável, capaz de lidar com as evoluções que se aguardam para o setor automóvel.

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