Ver todas

Back

Novo Volkswagen Caddy já disponível para encomenda

28 Dezembro, 2020

A quinta geração do Volkswagen Caddy já pode ser encomendada na rede de concessionários Volkswagen Veículos Comerciais, nas versões Cargo e MPV.

Está disponível com motorização 2.0 TDI com caixa de 6 velocidades e é o primeiro veículo do seu segmento com condução autónoma de nível 2. Destaca-se como um furgão de carga, um monovolume familiar, um shuttle para turismo ou uma autocaravana com uma versatilidade ilimitada. O design exterior é completamente novo. Ao mesmo tempo, foram significativamente melhorados o posto de condução e a gestão funcional dos controlos, e ainda a oferta de espaço no interior vanguardista.

A mudança para a plataforma MQB é evidente numa maior distância entre eixos, o que confere ao novo Caddy proporções muito mais dinâmicas: um incremento de 2682 para 2755 mm. Os designers utilizaram a vantagem técnica de criar uma carroçaria completamente nova sobre esta base: simultaneamente carismática e prática, pode acomodar até sete pessoas. Em termos tecnológicos e de equipamento, o exterior da Caddy caracteriza-se por uma série de novas funcionalidades. Estas incluem, como opções, o auxílio elétrico de fecho das portas de correr e portão traseiro, além de um teto panorâmico com uma superfície vidrada particularmente grande, com 1,4 m2, que se estende por cima das primeira e segunda filas de bancos. Também são novidade as jantes em liga leve até 18 polegadas e, nos níveis de equipamento das versões superiores, novos faróis e luzes traseiras em LED. A Caddy também oferece pela primeira vez o sistema de ignição e bloqueio sem chave Keyless Access  e o “Digital Cockpit. A nomenclatura para as linhas de equipamento das versões de passageiros também foi revista: “Trendline” passa a ser “Caddy”, “Comfortline” torna-se “Life” e “Highline” é agora “Style”.

O interior da quinta geração deste polivalente modelo impressiona com novas soluções de elevada tecnologia e uma oferta de espaço muito maior. A versão longa – o Caddy Maxi –, por exemplo, oferece espaço suficiente para transportar até duas europaletes, que podem, opcionalmente, ser carregadas centralmente em sentido transversal/traseiro ou em sentido transversal/traseiro longitudinal. O Caddy Cargo oferece 3,1 m3 de espaço de carga (norma SAE V6), sendo de 3,7 m3 na versão longa. Por sua vez, a largura máxima é de 1230 mm e a largura das portas deslizantes passou a ser de 840 mm (anteriormente 701 mm). Já o comprimento máximo do espaço de carga é de 1797 mm e de 2150 mm (Cargo Maxi).

As versões de passageiros e Kombi são oferecidas de série com cinco bancos e, opcionalmente, tal como no modelo anterior, pode ser contemplada uma terceira fila, transformando rapidamente o Caddy num veículo de sete lugares. Uma nova característica é que os bancos da terceira fila podem ser removidos individualmente, oferecendo assim flexibilidade máxima. O Combi e a família MPV oferecem espaço de bagagem até 2556 litros; e com cinco pessoas a bordo a volumetria é de uns impressionantes 1213 litros, carregado até a altura das costas dos bancos. O comprimento do espaço de carga do Combi e do MPV é de 1913 mm até a primeira fila de bancos, e a largura máxima é de 1185 mm.

Com o “Digital Cockpit” tudo se torna mais simples e ganha outra cor e dimensão. No seu ecrã de 25,4 cm, o condutor pode escolher entre três modos de visualização possíveis. Esta seleção é feita através do botão “View”, integrado no volante multifunções. Por exemplo, ao selecionar o primeiro modo de visualização são apresentados o conta-rotações e velocímetro, e no meio do ecrã é mostrada uma opção selecionada pelo condutor, como a lista telefónica do seu smartphone. As funcionalidades e dinâmica do cockpit digital fundem-se com o sistema de infotainment e, juntos, disponibilizam inúmeras funcionalidades.

A arquitetura do painel de instrumentos e de comando foi completamente redesenhada: as interfaces interativas para o condutor e passageiro do banco dianteiro são formadas pelo novo “Digital Cockpit” (painel de instrumentos digital, em opção) e pelos sistemas de rádio e infotainment com grandes ecrãs de 6,5, 8,25 e 10
Polegadas.

A fusão do “Digital Cockpit” e do sistema de navegação topo de gama de 10 polegadas dá lugar a um novo panorama digital dos elementos de visualização e de comando, denominado “Innovision Cockpit”. Nesta ótica, o Caddy tem uma grande semelhança com o Golf da oitava geração. Através de uma unidade de conectividade online (OCU) com eSIM integrado, os sistemas de infotainment são capazes de aceder aos serviços e funções online móveis da “Volkswagen We”, o que significa que o novo Caddy está “sempre online” (MOD). Os sistemas de infotainment podem aceder aos serviços online e às funções do “Volkswagen We” através da unidade de controlo do módulo de chamada de emergência e a unidade de comunicação (OCU) com eSIM integrado. O inovador ar condicionado e os controles do sistema de infoentretenimento são, pela primeira vez, também digitais, apresentando controlos deslizantes fáceis de usar.

Outras novidades no Caddy são as superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. O comando rotativo giratório para as luzes desaparece, sendo substituído pelo painel tátil “Light & Sight”, situado à esquerda do volante. Desta forma, o condutor pode aceder rapidamente e de forma mais fácil aos itens do menu do sistema de controlo central, através dos botões de acesso direto. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação de 230 V para dispositivos externos aumentam o conforto da vida a bordo. Novidades são também as saídas de ar no tejadilho, para uma melhor climatização, e ventilação rápida e independente na parte traseira do habitáculo.

O Caddy está disponível com 5 e 7 lugares e, no que diz respeito a tecnologia e equipamento, distingue-se por inúmeras novidades, como: fecho elétrico opcional para as portas de correr laterais e para o portão traseiro; teto panorâmico amplo, com 1,4 m2, que se estende da primeira às segunda filas de bancos; novas jantes de liga leve; faróis frontais e traseiros em LED. Também a bordo do Caddy pela primeira vez está o sistema de fecho e arranque sem chave (Keyless Acess, ou Kessy, abreviadamente).

Cinco dos 19 sistemas de assistência ao condutor do Caddy são novos, e os restantes foram amplamente atualizados e expandidos. Os novos sistemas incluem o “Travel Assist”, pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, que facilita a condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação. Em combinação com o “Travel Assist”, o novo volante multifunções do Caddy também está equipado com sensores capacitivos. O novo Caddy também oferece a assistência para manobras com reboque em marcha atrás, o “Trailer Assist”, já conhecido da Crafter e Transporter. O “Trailer Assist” simplifica o controlo e manobra de reboques e auxilia-o em estacionamentos transversais e em manobras de marcha-atrás em direção a rampas.

Outro sistema inovador que também é proposto em opção é o “Side Assist”, incluindo “Rear Traffic Alert”: com este assistente de mudança de faixa de rodagem, o Caddy ajuda-o, dentro dos limites do sistema, a manter-se na faixa de rodagem. Sensores de radar na traseira monitorizam as áreas atrás do automóvel e o ângulo morto, e o sistema indica a presença de potenciais perigos através de um aviso ótico no espelho retrovisor exterior. Em caso de necessidade, o sistema consegue, dentro dos seus limites, travar o automóvel, para evitar uma colisão ou minimizar a gravidade do impacto.

Por sua vez, o sistema “Lane Assist” deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas. O “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal “Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas ou estradas rurais em bom estado de conservação. O ACC com assistente de colisão frontal com travagem de emergência pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Em combinação com as caixas de velocidades DSG, permite conduzir de forma mais descontraída.

PALAVRAS-CHAVE