Ver todas

Back

“O aftermarket hoje é um negócio principalmente logístico”, André Cruz, Autopeças Cab

16 Janeiro, 2026

A Autopeças Cab encerra 2025 com um balanço claramente positivo, marcado por crescimento sustentado, maior proximidade ao cliente e expansão da rede. André Cruz analisa a evolução do aftermarket, os desafios do setor e as apostas estratégicas da empresa para 2026.

Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da Autopeças Cab? 

O ano de 2025 foi um ano de continuo crescimento na nossa empresa, tanto a nível de vendas como em logística. O ano começou com a abertura da nossa 5º loja em Beja que tem vindo a dar conquistar mercado ao longo do ano com perspetiva de bom crescimento. Todas as nossas lojas estão num processo de evolução e de adaptação constante ao mercado o que se traduz num avanço positivo de todas as nossas lojas a nível de balcão e seus comerciais. Na Autopeças Cab continuamos com uma filosofia de proximidade com os nossos clientes que garante um serviço completo ao cliente totalmente articulado especificamente a cada cliente. Desde o pedido inicial até á sua conclusão, sendo que qualquer obstáculo que se encontre é logo resolvido com maior brevidade. Tentamos ser um parceiro das oficinas em que somos vistos como uma excelente ferramenta de trabalho essencial ao dia a dia da oficina e não como um fornecedor pontual de preço. É um esta estratégia que temos implementado nos últimos anos e que nos tem proporcionado o nosso crescimento e dinâmica.

Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025? 

O ano de 2025 foi marcado por um bom crescimento e esse crescimento positivo teve a habitual ajuda do envelhecimento do parque automóvel que se traduz num maior número de manutenções preventivas e de reparações de avarias, consequentemente aumentando a venda de peças automóveis. O automóvel novo tem aumentado o seu valor fazendo com que muitas pessoas optem por manter a sua viatura atual, realizando as suas manutenções em vez da sua substituição ou troca. O aftermarket hoje é um negócio principalmente logístico em que nos temos adaptado muito ao mesmo de modo acompanhar o mercado e seu crescimento. O ter a peça em casa, a entrega e o serviço geral de apoio ao cliente com profissionais é um fator fundamental para se trabalhar hoje em dia. Caso não tenhamos a peça em casa temos de ter a flexibilidade para a encontrar e colocar no nosso cliente o mais breve possível garantindo sempre a satisfação do cliente e o seu bom funcionamento.

Que investimentos e estratégias está a Autopeças Cab a planear implementar em 2026 e em que áreas?

A Autopeças Cab para 2026 vai pelo primeiro ano estar em representação em duas feiras nacionais importantíssimas para o setor do aftermarkter nacional, sendo a Expomecânica 2026 no Porto e a Ovibeja 2026 em Beja. Na Ovibeja 2026 o objetivo é dar a conhecer a nossa empresa com a loja de Beja e informar tudo aquilo que podemos oferecer aos nossos futuros clientes (Serviço, logística, marcas, confiança). A Expomecânica 2026 no Porto é o maior evento do setor em que pretendemos uma maior divulgação da empresa a nível nacional com a angariação de novos clientes fora das nossas zonas habituais com entregas por transportadora em qualquer zona de Portugal continental e ilhas. Em 2026 vamos continuar a trabalhar para a estabilização e afirmação da empresa no mercado nacional, sendo que continuamos a ser uma das poucas empresas que trabalha autonomamente em Portugal. No decorrer deste ano esperamos a consolidação da nossa filial mais recente para seguidamente nos posicionarmos para uma nova filial.

Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado? 

O aftermarket cada ano que passa o problema da escassez de recursos humanos qualificados continua a agravar tendo um impacto direto no trabalho e capacidade de resposta da nossa empresa, sendo que cada vez mais se verifica um afastamento entre o trabalhador e a empresa na geração mais jovem. É um problema que se tem contornado com a digitalização de processos e a eliminação de algumas etapas de modo a facilitar ou tornar mais simples os processos do dia a dia. A nossa aposta na plataforma digital de compra de peças pelas oficinas continua a dar frutos de ano para ano e brevemente com o crescimento da Inteligência Artificial para otimizar processos e melhorar a consulta de peças, manutenções e histórico pelo cliente. A eletrificação do parque automóvel que continua em crescimento vai continuar a trazer novas oportunidades para as empresas que tenham stock destas novas viaturas.

PALAVRAS-CHAVE