Joaquim Candeias, do bilstein group, faz um balanço de 2025 marcado por desafios operacionais, mas com resultados muito positivos. Ultrapassadas as dificuldades, o ano acabou por reforçar o crescimento da empresa e preparar o caminho para uma fase de consolidação e maior eficiência em 2026.
Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa?
O ano de 2025 foi um ano bastante complicado e desafiante para o bilstein group em Portugal, fruto das alterações logísticas introduzidas, nomeadamente o AutoStore. Foram meses com alguns constrangimentos e desafios internos, felizmente todos ultrapassados com sucesso. Como forma de balanço, apesar destas contrariedades, foi um ano com um crescimento extremamente positivo e que faz com que toda a nossa equipa esteja satisfeita e orgulhosa perante os resultados alcançados.
Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025?
Não nos ocorre nenhum acontecimento propriamente impactante ou que tenha afetado de forma considerável o aftermarket. Acreditamos que o ano transato foi um ano de consolidação para o nosso setor, resultado também da contínua aposta e investimento em digitalização e nos veículos movidos a energias alternativas. Ainda que possa não ter surgido nenhum momento muito relevante, não faz com que 2025 não tenha sido um ano significativo do ponto de vista de negócio e de evolução.
Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado?
As mudanças são sempre acontecimentos extremamente positivos, uma vez que evidenciam, muitas vezes, a continuidade do desenvolvimento e do crescimento do setor. A mudança, ainda que por vezes profundamente desafiante, consegue sempre encontrar uma forma de estimular os diferentes meandros do setor, conferindo-lhe dinamismo e evolução. Consideramos que essas mudanças vão continuar a acontecer de forma extremamente rápida, beneficiando todo o aftermarket.
Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?
O AutoStore representou um dos maiores investimentos recentes em Portugal e, tendo terminado a sua implementação em 2025, será em 2026 que vamos usufruir dos seus benefícios na plenitude. Neste momento, podemos partilhar que uma tarefa de arrumação, que anteriormente era executada em 20/25 minutos, é agora concluída em 8/10 minutos. Outro exemplo refere-se a uma tarefa de picking, antes finalizada em 40/45 minutos, bastando agora 10/15 minutos. Estes dados são elucidativos da forma como queremos estar no mercado e da otimização que pretendemos continuar a implementar no serviço que oferecemos aos nossos clientes. O objetivo para 2026 é, acima de tudo, de continuidade da oferta de uma solução integrada e eficiente ao mercado. No decorrer deste ano entrará também em funcionamento o novo módulo de painéis fotovoltaicos, já instalados nas nossas instalações, com o objetivo de nos tornarmos ainda mais eficientes energeticamente. Com isto, assumimos mais um passo na consolidação da nossa estratégia de sustentabilidade. Por fim, estão planeadas obras de expansão no nosso edifício, com uma adição de 1200 m2 de escritórios, fruto do aumento e desenvolvimento das nossas equipas, sobretudo devido ao crescimento no número de colaboradores a trabalhar para o mundo inteiro.








