Ver todas

Back

“O crescimento do mercado de veículos eletrificados será um dos pilares do nosso plano estratégico para os próximos anos”, Loredana Proietti, Olipes

Loredana Proietti, do departamento de Marketing e Vendas da Olipes, explica à PÓS-VENDA que a marca de lubrificantes está focada, em 2025, entre outros investimentos, nos produtos destinados a veículos eletrificados. 

Quais foram os principais desafios enfrentados pela vossa operação durante 2024? De que forma os superaram?

Tal como acontece com qualquer marca e empresa, enfrentamos constantemente novos desafios. No caso de Portugal, a Olipes tem sido muito bem recebida. A FJS Lubrificantes, o nosso importador exclusivo para o país, possui uma vasta experiência e um profundo conhecimento do mercado local, o que nos permitiu um processo de crescimento contínuo ao longo dos anos. Este desenvolvimento deixa-nos muito gratos e satisfeitos.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

Portugal é um mercado estável nos sectores de automóveis e veículos industriais no que diz respeito ao consumo anual de lubrificantes (em toneladas). No entanto, é também um mercado emergente e com grande potencial para a Olipes dentro da UE, registando uma tendência contínua de crescimento nos últimos anos, acompanhada por um maior reconhecimento da marca, tanto pelos clientes como pelos consumidores finais. Estamos muito satisfeitos com o posicionamento da Olipes em termos de qualidade de produto, serviço e sustentabilidade. Os resultados financeiros de 2024, impulsionados pela FJS Lubrificantes, refletem um crescimento de 70% em volume nos últimos dois anos. Durante 2024, avançámos também com o nosso Programa Partner para Oficinas, uma iniciativa que surgiu como extensão do Programa Partner para Distribuidores, iniciado há cinco anos. Este programa permite que a Olipes ofereça uma ampla cobertura de produto e serviço em todos os distritos do país.

Que tendências no mercado de pós-venda irão influenciar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão de obra, etc.)?

O crescimento exponencial do mercado de veículos eletrificados será, sem dúvida, um dos pilares do nosso plano estratégico para os próximos anos. Estamos cientes de que o desenvolvimento deste mercado apresenta diferenças significativas em cada região. Por isso, através da nossa rede de pontos de venda e parceiros associados, estamos num processo de adaptação e desenvolvimento de produtos que satisfaçam estas necessidades e garantam a sustentabilidade ambiental. As mudanças nas regulamentações europeias e globais em relação aos veículos elétricos, hidrocarbonetos, novas fontes de energia, sustentabilidade ambiental, avanços tecnológicos, conjuntura económica e política mundial são fatores externos que afetam qualquer empresa, dentro e fora do nosso sector. Estes fatores obrigam-nos a tomar decisões assertivas e a implementar ações que permitam à Olipes adaptar-se, consolidar-se no mercado local e expandir-se globalmente.

Que estratégias pretendem implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades do mercado?

Continuaremos a expandir os pontos de venda e os agentes autorizados através do Programa Partner para oficinas, garantindo ao mercado o acesso aos nossos lubrificantes e fluidos de manutenção, com entregas rápidas em 24/48 horas e assistência técnica imediata 24/7. Reforçaremos o nosso compromisso com os profissionais portugueses interessados em aderir ao programa, oferecendo soluções inovadoras e valor acrescentado na relação comercial, permitindo-lhes melhorar a rentabilidade e alcançar crescimento a curto prazo, com o apoio de uma equipa humana e profissional que faz parte da Olipes. Adicionalmente, vamos introduzir a gama Olipes EV-Fluids para responder à crescente procura por fluidos, lubrificantes e massas especialmente formulados para a manutenção de veículos 100% elétricos e híbridos. Esta gama oferece uma maior proteção ao motor e à transmissão destes veículos, ao mesmo tempo que reduzimos o impacto ambiental, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade. Internamente, em 2025, iniciaremos uma adaptação dos nossos processos e estrutura organizacional para gerir de forma eficiente o crescimento da Olipes nos mercados internacionais. No âmbito do plano estratégico 2025-2029, o nosso objetivo é consolidar a marca e os produtos Olipes globalmente, nos mais de 45 países onde estamos presentes.

PALAVRAS-CHAVE