Jose Gonzalez, da Mahle, revela as principais características da gama de filtros auto que a empresa disponibiliza para o aftermarket, assim como os serviços associados à venda deste tipo de produtos.
Que marcas trabalham ao nível dos filtros auto?
A marca Mahle.
Quais as gamas de filtros auto comercializam e qual a mais recente novidade da gama?
Comercializamos filtros de óleo, ar, combustível, habitáculo, filtros para refrigerante, filtros de Ad Blue, etc.
O que diferencia as marcas de filtros auto que comercializam da restante oferta do mercado?
A Mahle, como um dos principais fabricantes de filtros do mundo, oferece uma
qualidade de produto semelhante aos primeiros equipamentos. Para além da qualidade dos nossos produtos, disponibilizamos uma das gamas mais amplas e atualizadas do mercado, com um serviço e disponibilidade muito elevados.
Qual o tipo de apoio técnico e serviço pós-venda que oferecem aos vossos clientes ao nível dos filtros auto?
Dispomos de um serviço técnico de apoio ao cliente via email ou telefone. Para além da nossa web como do nosso catálogo on-line, o cliente poderá encontrar informações técnicas sobre a nossa gama e referências específicas. E através das nossas redes sociais publicamos continuamente todas as classes de informação técnica, cursos, etc…
Comercializam filtros auto específicos para veículos eletrificados?
Atualmente dispomos da nossa gama de filtros de habitáculo e filtros hidráulicos para caixas de velocidades. O nosso departamento de produto está a trabalhar para incorporar a nossa gama de vários modelos de filtros de volta que a Mahle fabrica como primeiro equipamento para vários fabricantes e modelos de veículos elétricos e híbridos plug-in.
Quais os principais desafios do mercado de filtros auto em Portugal?
O mercado da filtração em Portugal continua a apresentar um bom desenvolvimento. A concentração de empresas que estão a produzir, juntamente com uma maior competência quer ao nível da distribuição, quer ao nível dos fabricantes, fazem-nos pensar num futuro cheio de retornos em Portugal.
Que inovações tecnológicas serão implementadas nos filtros auto num futuro próximo, para se adaptarem às novas tecnologias de veículos?
Apesar do que possa pensar, os filtros estão para além de um elevado nível de investigação e desenvolvimento. Os fabricantes de veículos exigem sempre um maior poder de filtragem, tanto para reter partículas de sujidade que podem danificar a mecânica como para proteger os ocupantes dos veículos no caso dos filtros de habitáculo. E apenas existem poucos fabricantes no mundo, muitos poucos, que como no caso da Mahle, somos capazes de satisfazer esta procura.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 109, de outubro de 2024. Consulte aqui a edição.