Ver todas

Back

“O mercado de pesados está em crescimento e trará excelentes oportunidades para todos”, Amílcar Nascimento, Exide Technologies

4 Outubro, 2021
396 Visualizações

Amílcar Nascimento, da Exide, considera que o futuro irá trazer oportunidades a todos os players do aftermarket ligado aos veículos pesados.

Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?

O mercado de pesados está em crescimento e pensamos que trará excelentes oportunidades para todos.

Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?

A nossa empresa, como um dos principais fabricantes de Equipamento Original, trabalha muito próximo de todos os fabricantes de forma a em conjunto conseguir encontrar a melhor solução de baterias para todas as necessidades dos veículos, e fazemos todos os investimentos necessários para apresentar o melhor resultado final.

Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos?

De momento não disponho de elementos que permitam responder com clareza a esta pergunta, mas além das baterias de força motriz, os veículos irão continuar a precisar de baterias normais para a alimentação de todos os equipamentos a bordo.

Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?

Como disse na resposta à questão anterior, não disponho de elementos que permitam responder com clareza a esta pergunta, mas os desafios que têm sido colocados pelos fabricantes de veículos pesados têm sido muitos nos últimos tempos, o que têm gerado excelentes oportunidades negócio pelo que penso que esta forma de propulsão será mais uma.

Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?

Não temos previsto o lançamento de novas gamas, mas sim continuar a trabalhar com todos os fabricantes de veículos de forma a melhorar e a tornar as gamas disponíveis capazes de dar as
respostas pretendidas às necessidades de energia.

Quais as mais recentes novidades que lançaram ao nível das peças para veículos pesados?

Para as baterias de veículos pesados, é importante ter sempre em consideração os 3 critérios cruciais para a seleção da bateria: Resistência à Vibração, para acomodar o sistema SCR e o tanque de AdBlue, alguns novos designs de camiões Euro 5/6 posicionam as baterias no chassi traseiro, local como todos sabemos de alta vibração, veículos que trabalham em estradas ruins ou terrenos acidentados também podem causar danos a longo prazo, resultando em menor vida útil da bateria. Resistência aos ciclos, a alta resistência aos ciclos é muito importante para veículos como camiões de longo curso com cargas elétricas permanentes a bordo, sobretudo durante os períodos de paragem. Veículos de entrega e serviço que realizam viagens urbanas intensas. Veículos especializados com grandes necessidades de energia. Potência de arranque, elevada potência de arranque que garanta o arranque do motor em climas frios e é necessário para muitos veículos que consomem mais energia. Para responder a tudo isto lançamos as gamas: Exide Endurance+PRO GEL, Exide StrongPRO EFB+, Exide EndurancePRO EFB, Exide PowerPRO, Exide StartPRO”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE