O Grupo Autozitânia esteve presente na última edição da Expomecânica, com uma forte presença da AD. Flávio Menino faz um balanço desta participação.
Qual o balanço que fazem da participação da vossa empresa na Expomecânica 2024?
A participação da AD na Expomecânica 2024 foi extremamente positiva. O nosso espaço apresentou grande dinâmica e atraiu um elevado número de visitantes, que nos transmitiram um feedback muito positivo, e permitiu-nos criar o impacto que pretendíamos, fortalecendo as relações com os nossos parceiros de negócio e consolidando a nossa posição como referência no setor do pós-venda automóvel. Podemos referir que os objetivos estratégicos a que nos propusemos foram alcançados, pelo que a nossa participação correspondeu às expectativas.
Que novidades ou que destaques tiveram no vosso stand durante esta Expomecânica?
Com uma área de cerca de 2.200m2, o espaço AD recebeu os seus visitantes com várias áreas diferenciadas, com zonas dedicadas aos Serviços AD, a Exposição de Equipamentos e Ferramentas Oficinais, a Oficina do Futuro, o Business Lounge AD, e ainda uma zona privada para eventos exclusivos com Parceiros AD. Durante o evento, destacaram-se várias iniciativas que aconteceram no espaço AD. Realizámos uma mesa-redonda sob o tema “Mobilidade no Futuro”, tema vital para o nosso setor, onde debatemos tendências como a digitalização, oportunidades de negócio e a sustentabilidade, com um painel composto por ilustres profissionais do aftermarket nacional e internacional. Efetuámos o lançamento do livro “História do Pós-Venda Automóvel em Portugal”, que regista a evolução do setor no nosso país desde o seu início e que visa preservar a memória coletiva do setor. E ainda apresentámos a evolução do nosso projeto de ensino “AD Academia”, entre outras atividades realizadas durante o evento. Além disso, o nosso espaço proporcionou uma mostra abrangente de produtos e equipamentos oficinais, bem como serviços especializados para oficinas, reforçando o nosso compromisso no apoio ao setor.
Do contacto com os vossos clientes e de todos os profissionais do pós-venda que visitaram o vosso stand, com que ideia ficaram sobre o momento atual do mercado pós-venda em Portugal e as perspetiva para o futuro?
O contacto com os nossos clientes e profissionais do setor durante a Expomecânica 24, reforçou a nossa perceção de que o mercado de pós-venda automóvel em Portugal continua em constante adaptação aos desafios e exigências com que se depara diariamente, como sempre foi imagem de marca do nosso setor. Apesar dos contantes desafios como a digitalização, a sustentabilidade e a necessidade de formação contínua, as perspetivas para o futuro são muito promissoras, sendo que a AD está sempre disponível para apoiar os seus Parceiros, dotando-os das ferramentas necessárias para enfrentarem todos os desafios atuais e futuros.
Pretendem voltar a marcar presença na edição de maio de 2026?
Como é amplamente reconhecido no mercado, a Expomecânica tornou-se numa plataforma muito importante para o setor do pós-venda, e distingue-se pela sua organização exemplar e pelo trabalho de excelência que realiza em benefício do nosso setor. Por isso, iremos considerar sempre a possibilidade de voltar a participar, dada a relevância e impacto positivo deste evento.